Bancos abrem só 2 horas nesta sexta (24)
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 23 de dezembro de 2021
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Transações bancárias em sua maioria podem ser feitas por aplicativo de celular ou pela internet, mas quem precisar resolver alguma pendência presencialmente em bancos nesta sexta-feira (24), véspera de Natal, terá apenas duas horas para isso.
Segundo a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o funcionamento das agências será das 9h às 11h nos estados com horários iguais aos de Brasília. Nos demais, será das 8h às 10h (local).
O último dia útil do ano para atendimento ao público, com expediente normal para a realização de todas as operações bancárias solicitadas pelos clientes, será 30 de dezembro (quinta-feira). Já no dia 31 (sexta), as instituições financeiras não abrem para atendimento.
Para quem ainda não comprou as frutas para a ceia de Natal ou os temperos para o almoço natalino, as feiras livres da capital paulista funcionarão nesta sexta (24), sábado (25), domingo (26), no horário normal, das 7h às 13h30.
Os mercados e sacolões municipais também abrem normalmente em todos os dias, porém, com horários diferenciados entre eles.
Alguns serviços só voltam a funcionar na próxima segunda (27), como os postos do Detran e do Poupatempo. O motorista cuja CNH (Carteira Nacional de Habilitação) venceu em março e abril do ano passado, quando a renovação foi suspensa por causa da pandemia, e que ainda não fez a atualização precisa correr, pois o prazo termina na próxima quinta (30).
Segundo o Detran, também vai até 30 de dezembro o prazo para registro e licenciamento de veículos novos adquiridos entre 26 de fevereiro de 2021 e 16 de novembro de 2021.
O mesmo vale para veículos usados comprados entre 12 de fevereiro de 2021 e 16 de novembro de 2021, que devem ser transferidos até o fim deste ano.
Quem for pegar a estrada nestas festas de fim de ano, além de checar se a documentação está em dia, deve evitar os horários de pico nas rodovias.
Segundo a Artesp (Agência Reguladora de Transporte do Estado de São Paulo), só as quatro estradas sob concessão que saem da capital devem ter a circulação de mais de 2,5 milhões de veículos entre esta sexta-feira e domingo.
Apenas para a Baixada Santista, a estimativa é que cerca de 475 mil veículos trafeguem pelo sistema Anchieta/Imigrantes.
*
PROGRAME-SE | EVITE PEGAR A ESTRADA NESTES HORÁRIOS
IMIGRANTES/ANCHIETA
- A concessionária Ecovias prevê movimento pesado apenas na volta, mas a Artesp sugere evitar os seguintes horários
Sexta (24): das 15h às 19h
Sábado (25): das 8h às 13h
Domingo (26): das 15h às 20h
Segunda (27): das 12h às 20h
RODOVIA DOS TAMOIOS
Sexta (24): das 9h às 12h
Sábado (25): das 8h às 13h
Domingo (26): das 15h às 20h
Segunda (27): das 12h às 20h
ANHANGUERA/BANDEIRANTES
Sexta (24): das 9h às 12h
Sábado (25): das 8h às 12h
Domingo (26): das 15h às 20h
Segunda (27): das 16h às 22h
CASTELLO BRANCO/RAPOSO TAVARES
Sexta (24): das 8h às 12h
Sábado (25): das 8h às 12h
Domingo (26): das 15h às 20h
Segunda (27): das 16h às 22h
AYRTON SENNA/CARVALHO PINTO
Sexta (24): das 8h às 13h
Sábado (25): das 8h às 12h
Domingo (26): das 15h às 20h
Segunda (27): das 16h às 22h
Fontes: concessionárias
TRANSPORTE NA CAPITAL
Para quem for ficar na capital, o rodízio de veículo está liberado até 17 de janeiro de 2022.
No transporte público, a circulação de ônibus terá 100% da frota nesta sexta, segunda a SPTrans. No sábado terá redução equivalente à de domingo. O mesmo vale para a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
O metrô terá circulação normal das 4h40 à meia-noite nos três dias, segundo a Secretaria dos Transportes Metropolitanos.
PARQUES
Os parques municipais e estaduais abrem durante todo o fim de semana prolongado. No caso dos locais administrados pela prefeitura, é preciso ficar atento para as seguintes mudanças: nesta sexta, fecham três horas mais cedo que nos dias tradicionais; neste sábado de Natal, abrem três horas mais tarde. Veja aqui a lista com endereços e horários de cada um.
Já os parques estaduais na cidade de São Paulo funcionam em seus horários normais nos três dias.
O parque Ibirapuera funciona das 5h às 18h nesta sexta. No sábado, abre das 8h à meia-noite. Os horários serão os mesmos nos dias 31 e 1º de janeiro, respectivamente.
Os centros esportivos municipais abrem nesta sexta, mas sem atendimento. Neste sábado, porém, ficam fechados, segundo a prefeitura.
SAÚDE
Na saúde, as 469 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) da capital paulista atendem nesta sexta-feira pacientes com sintomas gripais a cidade tem atualmente uma epidemia da doença.
As UBSs também retomam a vacinação contra a gripe H1N1. As doses serão destinadas às pessoas que ainda não se vacinaram em 2021. Gestantes, puérperas, lactantes, idosos acima de 60 anos e crianças de 6 meses a 5 anos completos fazem parte do grupo prioritário.
VACINAÇÃO
Covid-19 e gripe
Sexta (24)
UBSs (Unidades Básicas de Saúde)
das 7h às 19h
AMAs/UBSs integradas
das 7h às 19h
Sábado (25) vacinação suspensa
Domingo (26)
Farmácias
avenida Paulista 2.371 e 266
das 8h às 16h
Parques
CRS Centro: Parque Buenos Aires
CRS Sul: Parque do Guarapiranga
CRS Leste: Parque do Carmo
CRS Oeste: Parque Villa-Lobos
CRS Sudeste: Parque da Independência
CRS Norte: Parque da Juventude
VEJA O QUE ABRE E FECHA
Serviço - Sexta (24) - Sábado (25) - Domingo (26)
Bancos - Abre* - Fecha - Fecha
Correios - Abre** - Fecha - Fecha
Detran - Fecha - Fecha - Fecha
Enel - Abre*** - Fecha - Fecha
Poupatempo - Fecha - Fecha - Fecha
Sabesp - Fecha**** - Fecha - Fecha
SPTrans - Abre***** - Abre***** - Fecha
Hospitais municipais - Abre - Abre - Abre
Prontos-socorros - Abre - Abre - Abre
AMAs 24h - Abre - Abre - Abre
AMAs/UBBs integradas - Abre - Fecha - Fecha
UPAs - Abre - Abre - Abre
UBSs - Abre******* - Fecha - Fecha
Hospitais estaduais - Abre - Abre - Abre
Farmácia Dose Certa - Fecha - Fecha - Fecha
Farmácia de alto custo - Fecha - Fecha - Fecha
Feiras livres - Abre - Abre - Abre
Mercados municipais - Abre - Abre - Abre
Parques municipais - Abre******* - Abre******* - Abre
*das 9h às 11
(**) das 9h às 14h
(***) das 8h às 12h
(****) Central de atendimento telefônico (0800 055 0195) funciona das 6h às 12h
(*****) Postos de vendas em terminais de ônibus e no Expresso Tiradentes será das 6h às 19h
(******) Apenas para vacinação contra a gripe para grupos eletivos
(*******) Os parques urbanos fecham 3 horas antes no dia 24 e abrem 3 horas depois no dia 25
Fontes: Prefeitura de São Paulo e Governo de São Paulo

