BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - O presidente Jair Bolsonaro (PL) disse que o avião da FAB (Força Aérea Brasileira) para resgatar brasileiros, estrangeiros, cães e gatos do conflito na Ucrânia deixou Varsóvia (Polônia) na tarde desta quarta-feira (9) em direção a Brasília.

Segundo publicação de Bolsonaro em redes sociais, há 42 brasileiros, 20 ucranianos, 5 argentinos e um colombiano. Destes, 14 são crianças.

Há ainda na tripulação oito cachorros e dois gatos. Os pets também embarcaram após pressão de ativistas, como Luísa Mell, nas redes sociais.

Brasileiros que buscavam repatriação pediam para trazer seus animais com eles no avião da FAB. Na semana passada, o pedido foi atendido pelo governo.

A aeronave, um KC-390 Millennium, deixou Brasília no último domingo (6), levando doações para a Ucrânia: 9 toneladas de alimentos de alto teor nutritivo; 50 purificadores de água; meia tonelada de insumos essenciais e itens médicos.

O presidente publicou ainda, nesta quarta, um vídeo em que fala por videochamada com o chanceler Carlos França e tripulantes do voo da FAB.

Bolsonaro diz que irá recebê-los na quinta-feira, na Base Aérea de Brasília. A previsão para a chegada é de meio-dia.

O chefe do Executivo, que tem evitado criticar diretamente a Rússia, comentou ainda com os repatriados sobre a guerra: "A gente lamenta o ocorrido, torce pela paz. Tenho meus limites e isso está acontecendo aí atrapalha o mundo todo."