SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - A chegada de uma frente fria amanhã no Sul do Brasil deve provocar novos temporais na região. Segundo a Climatempo, as temperaturas também devem cair, inclusive na capital Porto Alegre, onde a máxima prevista é de 23ºC na sexta-feira (11). As massas também deve mudar o tempo em São Paulo no sábado, após mais de duas semanas registrando temperaturas acima de 30ºC.

O risco de temporais deve aumentar no oeste e leste de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul e as chuvas devem ocorrer a qualquer momento na região de Uruguaiana, Campanha Gaúcha e planalto paranaense. Por conta desse cenário, há risco de alagamentos, enxurradas e ventanias.

As chuvas devem persistir durante o fim de semana. As máximas em Porto Alegre, Curitiba e Florianópolis não devem passar dos 25°C pelo menos até o domingo (13). Na Região Serrana, as temperaturas podem ficar abaixo dos 20°C. No entanto, ainda há previsão de algumas máximas em torno dos 30°C em outras partes de Santa Catarina e do Paraná.

A região acaba de enfrentar a passagem de uma frente fria, que está se afastando hoje. Na noite de segunda-feira (07), a região de Tijucas (SC) acumulou 86mm de chuva em apenas uma hora, segundo dados do Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), devido ao fenômeno somado com o calor e a alta umidade.