BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) - A atividade econômica brasileira recuou 0,99% em janeiro, na comparação dessazonalizada com o mês anterior, de acordo com o indicador IBC-Br do Banco Central, divulgado nesta quinta-feira (17).

De dezembro de 2021 para janeiro, o índice de atividade calculado pelo BC passou de 139,86 pontos para 138,48 pontos na série já livre de influências sazonais.

Na comparação com janeiro de 2021, de acordo com os dados do BC, o IBC-Br registrou estabilidade, com alta de 0,01%, no cálculo sem ajuste sazonal. No acumulado de 12 meses, a atividade econômica cresceu 4,73%.

O indicador foi divulgado em meio à desaceleração da economia, impactada pela elevação da inflação e da taxa básica de juros (Selic), que atingiu 11,75% ao ano em decisão do Copom nesta quarta (17).

O IBC-Br havia fechado o ano com resultado mensal positivo, subindo 0,44% (dado revisado, ante 0,33%). O recuo de janeiro foi o primeiro desde setembro do ano passado, segundo as informações atualizadas da autoridade monetária.

Os dados podem ser diferentes dos informados anteriormente porque a série passa por revisões frequentes. Os ajustes normalmente são residuais.

O IBC-Br mede o ritmo da atividade econômica do país ao longo dos meses e leva em conta o desempenho dos principais setores da economia: indústria, agropecuária e serviços.

Divulgado desde março de 2010, o indicador foi criado para auxiliar em decisões de política monetária, considerando que não existe outro dado mensal de desempenho do setor produtivo.