SÃO PAULO, SP (UOL-FOLHAPRESS) - Imagens captaram o momento em que um ataque do Exército russo atingiu um prédio do governo no centro de Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia.

O ataque aconteceu na manhã desta terça-feira (1º), sexto dia da invasão da Rússia ao país. Ao menos dez pessoas morreram, segundo o governo ucraniano.

O prédio fica localizado na principal praça de Kharkiv, no centro da cidade. Segundo a agência Interfax, foguetes também atingiram parte de uma área residencial.

O presidente da Ucrânia, Volodimir Zelensky, reagiu ao ataque e disse que "não havia nenhum alvo militar na praça, assim como naquelas áreas residenciais de Kharkiv".

"Um míssil na praça central é terror puro. Ninguém vai perdoar. Ninguém vai esquecer. Um ataque a Kharkiv é um crime de guerra. Este é um terrorismo de estado russo", declarou.

O ataque também deixou ao menos 20 pessoas feridas, segundo informações iniciais. De acordo com o governo ucraniano, o trabalho de resgate continua no local.

Kharkiv é uma cidade de 1,4 milhão de habitantes, com uma grande população de língua russa. A cidade está sob cerco intenso desde que o presidente russo, Vladimir Putin, ordenou a invasão contra a Ucrânia na quinta-feira passada (24).

Essa é a segunda vez que Kharkiv é alvo de um grande ataque russo desde o início da guerra, mas, até o momento, o comando municipal da localidade permanece nas mãos dos ucranianos. Fontes militares apontam que o foco do ataque era a equipe que está guiando a defesa da cidade.