SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Arnold Schwarzenegger, ator e ex-governador da Califórnia, publicou um vídeo nesta quinta-feira (17) direcionado aos russos. Segundo ele, a população do país de Vladimir Putin está sendo alimentada com desinformação a respeito da guerra na Ucrânia. A mensagem foi gravada em inglês e publicada com legendas em russo.

Na gravação de nove minutos, Schwarzenegger diz que o Kremlin está mentindo intencionalmente ao dizer que a ação militar têm como objetivo "desnazificar" o país vizinho —há na Ucrânia grupos neonazistas, mas não na quantidade alegada pelo líder russo, e não no Estado ucraniano.

"A Ucrânia não começou essa guerra. Nem nacionalistas ou nazistas", disse ele, observando que o presidente Volodimir Zelenski é judeu. "Essa não é uma guerra do povo russo."

Schwarzenegger ainda pediu aos russos que espalhem informações sobre a "catástrofe humanitária" —a guerra já deixou mais de 3,1 milhões de refugiados— e disse aos manifestantes russos que o mundo está os assistindo. "O mundo viu sua bravura. Sabemos que vocês sofreram as consequências de sua coragem", disse ele. "Vocês são meus novos heróis."

O Kremlin já bloqueou redes sociais e instaurou uma lei que pune com prisão quem divulgar o que podem ser consideradas "informações falsas" sobre a guerra. Mais de 15 mil pessoas já foram detidas em manifestações.

O ator e político ainda falou em seu vídeo se dirigindo aos soldados russos: "Suas vidas e seus futuros foram sacrificados por uma guerra sem sentido", disse, ressaltando que seu pai teve experiências semelhantes como soldado austríaco durante a Segunda Guerra Mundial.