SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A 8ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, que seria realizada em São Paulo entre os dias 10 e 23 de março, foi adiada nesta quinta-feira (3), dias após a invasão da Ucrânia pela Rússia. Segundo uma pessoa ligada à organização do evento, a decisão foi motivada pelo conflito.

Nas redes sociais, a arte e a cultura russas também vêm sendo atacadas por internautas, o que teria contribuído para o adiamento. Ao anunciar a decisão, a organização não deu detalhes dos motivos, nem mencionou novas datas para exibir a programação.

Realizada anualmente, a Mosfilm exibiria 16 filmes no Cinesesc nesta oitava edição. O evento é uma parceria entre o cinema do Sesc São Paulo, a CPC-UMES Filmes e a embaixada da Rússia no Brasil. Na programação estão títulos inéditos no Brasil, como "Vladivostok", e versões restauradas de clássicos.

O evento ainda traria celebrações dos 200 anos do escritor Fiódor Dostoiévski e do centenário do cineasta Yuri Ozerov.

Um boicote da indústria cinematográfica ao país está atualmente em curso, com Disney, Warner e Sony anunciando que não vão exibir seus próximos lançamentos nos cinemas da Rússia até que o presidente Vladimir Putin ponha um fim aos ataques contra a Ucrânia. A Netflix, de forma similar, decidiu paralisar suas produções no país.