<p>SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - "Tem um novo Paredão já rolando, com Gil, Fiuk e YouTube", anunciou Ana Maria Braga, 72, no Mais Você em 23 de abril, uma sexta-feira. As redes sociais, que não perdoam nada, logo transformaram a confusão da apresentadora com o nome de Viih Tube, ela, sim, a emparedada daquela semana, em inúmeros memes.

</p><p>O YouTube entrou na brincadeira e reuniu outras duas gigantes -e concorrentes- do streaming na gracinha. "Quem nos indicou? Netflix, foi você?", postou o perfil da plataforma no Twitter. "Não fui eu! Ontem mesmo, eu sonhei que a gente estava na final", respondeu a Netflix, ironizando a própria Viih Tube que sempre costumava dizer ter sonhos premonitórios com os participantes do reality.

</p><p>"Será mesmo? Globoplay, podemos pedir um VAR?", questionou o YouTube. "Ora, ora, está rolando o Jogo da Discórdia aqui em plena sexta", respondeu a plataforma da Globo.

</p><p>O que Ana Maria fez? Deu risada e foi além: levou o seu erro e as piadas em torno dela para o palco do Mais Você do dia 26, uma segunda. "Eu realmente botei uma palavra a mais, porque Viih Tube e YouTube estão ali, então saiu o nome YouTube mesmo", afirma a apresentadora, aos risos. "A vida é assim mesmo, não adianta você ficar chateado [com uma falha sua]."

</p><p>Nem sempre foi assim. Em entrevista à Folha de S.Paulo, concedida por email, a apresentadora admite que já se importou muito com as críticas e com os haters. "Mas hoje eu me divirto muito com os memes."

</p><p>Ao olhar para a trajetória e para o exemplo descrito acima é possível constatar que mais do que rir de si mesma, Ana Maria parece ter percebido o enorme potencial que é ter o seu nome entre os mais comentados das redes sociais -especialmente em tempos em que a internet tem ditado tendências e comportamentos.

</p><p>Os resultados ressoam na própria TV. O Mais Você fechou março com 8 pontos de audiência no PNT (Painel Nacional de Televisão), recorde mensal do programa e líder absoluto no horário -cada ponto equivale a 268 mil domicílios. Além disso, a atração e o Encontro com Fátima viraram campeões de merchandising na Globo.

</p><p>É certo que muito desse sucesso tem a ajuda do Big Brother Brasil 21, outro fenômeno de audiência, faturamento e engajamento nas redes sociais. Mas é fato também que Ana Maria soube surfar nesta onda.

</p><p>O café da manhã que ela toma com o eliminado da semana virou quadro queridinho e muito aguardado pelos fãs do reality. A apresentadora tem sido elogiada por sua postura ao entrevistar os jogadores do BBB, muitos dos quais que saíram da casa mais vigiada do país escorraçados pela opinião pública.

</p><p>A 21ª edição foi marcada pelos três maiores índices de rejeição da história do programa com Karol Conká (99,17%), Nego Di (98,76%) e Viih Tube (96,69%). Não é tarefa simples encontrar o equilíbrio entre as perguntas que precisam ser feitas ao recém-eliminado -e que os seus espectadores esperam que ela faça- e uma certa dose de compaixão com a pessoa que está, mesmo que virtualmente, sentada ao seu lado.

</p><p>"Eu me preocupo em conhecer o perfil detalhado da carreira de cada participante e o mais importante, na hora da entrevista, ponho em prática a minha capacidade de me colocar no lugar deles e tentar entender esse sentimento de rejeição depois do isolamento. Ninguém gosta de errar no jogo e na vida", diz.

</p><p>A cultura do cancelamento, afirma ela, "sempre existiu e sempre machucou". "Mas a internet potencializou esse massacre sem limites", opina.

</p><p>Ana Maria tem a consciência que nem tudo o que é dito nas redes precisa virar piada ou ser ignorado. Há espaço para a reflexão. Em episódio recente, por exemplo, ela assumiu o erro e pediu desculpas depois de ter falado que Carla Diaz estava sofrendo racismo reverso de Lumena no BBB.

</p><p>"Quando eu erro, sou a primeira a querer corrigir e a me retratar. Nesse caso específico, faltou informação e fui buscá-la." Ela abriu o Mais Você do dia seguinte explicando o porquê usar o termo é errado.

</p><p>"Ativistas e pensadores da atualidade criticam esse preconceito contra brancos definindo que racismo não se define pela cor. É um sistema de opressão que tem relação com poder. E os negros não possuem poder para serem racistas contra brancos", afirmou ela na ocasião.

</p><p>NOVO MASCOTE E VOLTA POR CIMA

</p><p>Ana Maria Braga teve um 2020 muito difícil. Antes da pandemia, ainda em janeiro, a apresentadora anunciou que tinha sido diagnosticada com um câncer no pulmão -ela já havia enfrentado a doença outras três vezes ao longo de sua vida.

</p><p>Ela teve de se afastar do Mais Você por algumas semanas para cuidar da saúde. Em 16 de março, com o avanço do coronavírus no Brasil, a Globo tirou do ar a atração, além de outros programas como o Encontro com Fátima, para dar espaço à cobertura jornalística da pandemia.

</p><p>O Mais Você só voltou à grade da emissora no dia 5 de outubro, com Ana Maria já recuperada do câncer e comandando o programa da sua casa, em São Paulo, para evitar que ela fosse infectada. Por cinco meses, do final de abril até setembro, o programa virou um quadro dentro do Encontro.

</p><p>Cerca de um mês depois do retorno do Mais Você, a apresentadora sofreu o baque mais duro do seu ano: a morte repentina de Tom Veiga, intérprete do Louro José, aos 47 anos. O ator morreu em decorrência de um AVC (acidente vascular cerebral) hemorrágico provocado por um aneurisma.

</p><p>O papagaio falante e piadista foi uma criação da própria Ana, em 1996, quando ela ainda comandava o Note e Anote, na Record. No dia seguinte à morte, a apresentadora emocionou o público ao comandar o Mais Você ao vivo.

</p><p>"Nem sempre sei de onde vem essa força, mas ela está aqui dentro de mim. Sou uma otimista nata, penso que tudo pode dar certo e tenho fé. E foi a fé que me fez estar na segunda-feira, depois que perdi o Tom, apresentando o programa e homenageando meu amigo, meu filho que nos deixou tão precocemente."

</p><p>Em 2021, de volta aos Estúdios Globo, mas com um novo cenário em São Paulo após 12 anos no Rio de Janeiro, Ana Maria e a equipe do programa trabalham na criação e nos testes de uma nova mascote para substituir Louro José.

</p><p>A emissora e a apresentadora não confirmam, mas há a expectativa que o personagem estreie em breve, depois do fim do BBB. A tendência, segundo informou a colunista Cristina Padiglione, da Folha Folha, é que venha aí um novo Louro José, talvez filho do original.

</p><p>Em março, ao falar sobre o assunto com Fernanda Gentil, no Se Joga, Ana Maria disse que ainda não tinha certeza sobre ter uma nova mascote. "Mas eu acho que vai acontecer", sinalizou na ocasião.

</p><p>Sobre a volta para a capital paulista, um antigo desejo seu, Ana Maria diz à Folha de S.Paulo que o retorno a deixa muito feliz. "Adoro o Rio de Janeiro, mas minhas raízes são paulistanas. Minha casa é aqui, meus filhos moram aqui e foi aqui, neste endereço, que eu comecei minha história com a Rede Globo."

</p><p>Aos 72 anos, Ana Maria afirma não ter medo de inovar e mudar. No início de 2021, ela apareceu no Mais Você com diferentes tipos e cores de cabelo, como lilás, rosa e azul. "Eu me sinto muito renovada, entusiasmada e, principalmente, estimulo muitas pessoas a soltarem a imaginação e a criarem novos visuais."

</p><p>A apresentadora é um dos símbolos no Brasil do movimento Ageless, conceito que vem sendo utilizado para designar pessoas acima dos 50 anos que não se definem pela faixa etária --que se veem livres de patrulhas ou amarras do que podem ou não usar e fazer, seja na moda, na beleza ou no comportamento.

</p><p>"Fico feliz que me enxerguem como porta-voz das mulheres com mais de 50/60 anos. Aquela imagem que tínhamos das nossas mães e avós não existe mais há muito tempo. Hoje somos modernas, atualizadas, digitais, vivemos novos tempos. Eu tenho muita energia, penso o tempo todo em novidades, tenho planos e vivo e me reinvento intensamente todos os dias", afirma.

</p><p>Ana Maria tomou a primeira dose da vacina contra o novo coronavírus no dia 26 de março. Para 2021, ela diz que espera a cura para a Covid e que "todas as pessoas do mundo" possam ser imunizadas contra a doença. "Se tudo isso acontecer, afirmo que será um ano de muitas realizações. Vacina para Todos! Vacina Já!"</p>