SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - Dezenas de milhões de pessoas estão em "perigo potencialmente mortal" na Ucrânia à medida que as operações militares russas aumentam com bombardeios em grandes cidades, disse a principal autoridade de direitos humanos da ONU nesta quinta-feira (3), Michelle Bachelet.

Ela alertou ainda que a ameaça nuclear "pesa sobre toda a humanidade".

Bachelet falou ao abrir um debate urgente no Conselho de Direitos Humanos da ONU para considerar a criação de uma comissão de inquérito sobre supostas violações de direitos humanos pela Rússia. Ela pediu também a suspensão imediata das hostilidades que prejudicaram os serviços essenciais básicos como o suprimento de comida e o fornecimento de energia na Ucrânia.

A comissária acrescentou que há relatos de bombas de fragmentação atingindo alvos civis —estes armamentos liberam uma série de bombas menores que criam uma espécie de campo minado no local onde caem.

"Minha equipe na Ucrânia foi contatada por vários grupos que temem perseguição se as tropas russas avançarem, incluindo membros da comunidade tártara da Crimeia na Ucrânia continental e proeminentes defensores de direitos humanos e jornalistas", disse ela ao fórum de Genebra.