SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A cidade de Alcântara, no Maranhão, deve ser a primeira do país a vacinar praticamente toda a sua população com ao menos uma dose de imunizante.

Segundo o governador Flávio Dino (PCdoB-MA), isso ocorre porque o município recebeu milhares de vacinas destinadas à população quilombola, que era considerada prioritária no Programa Nacional de Imunização (PNI).

Nesta semana, a cidade ultrapassou a marca de 60% de pessoas que receberam ao menos a primeira dose da vacina.

"Em uma semana, atingiremos a marca dos 100%", afirmou o governador à reportagem.

Uma outra cidade brasileira, Serrana, no interior de São Paulo, também imunizou praticamente toda a sua população. Mas ela faz parte de um estudo clínico do Instituto Butantan, que buscou descobrir a efetividade da vacina em uma situação ideal em que quase todas as pessoas fossem imunizadas. Estudo parecido está sendo feito com a vacina da AstraZeneca na cidade de Botucatu, em SP.

​Alcântara integra a região metropolitana de São Luís, que é a capital do estado.

A maior parte de seu território é ocupada por cem comunidades quilombolas, oficializadas pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Ela se destaca não apenas pelo tamanho da área titulada, mas principalmente pela ancestralidade da ocupação, que remonta ao século XVIII.