|
  • Bitcoin 121.885
  • Dólar 5,1684
  • Euro 5,2653
Londrina

Últimas Notícias

m de leitura Atualizado em 07/03/2022, 12:31

Adesão da Ucrânia à União Europeia será discutida pelo bloco nos 'próximos dias'

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 07 de março de 2022


AUTOR autor do artigo

menu flutuante

SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - O presidente do Conselho Europeu, Charles Michel, disse nesta segunda-feira (7) que líderes da União Europeia devem discutir nos próximos dias o possível ingresso da Ucrânia no bloco —um tópico bastante sensível para a Rússia e frontalmente contra os interesses do Kremlin.

"A solidariedade, a amizade e a assistência sem precedentes da União Europeia à Ucrânia são inabaláveis. Discutiremos o pedido de adesão da Ucrânia nos próximos dias", escreveu Michel nas redes sociais.

O Conselho Europeu reúne representantes dos 27 países-membros da União Europeia e não tem poder legislativo. A instituição é responsável por definir as orientações e prioridades do bloco.

A discussão sobre o ingresso da Ucrânia na União Europeia deverá acontecer em uma cúpula informal em Paris, na quinta-feira (10).

Também nas redes sociais, Michel disse que exortou o Kremlin a "interromper imediatamente as hostilidades e assegurar passagem humanitária segura e acesso à assistência" na Ucrânia. Ele reiterou ainda a condenação à invasão russa e a solidariedade a Kiev.