1ª fase da Fuvest traz questões sobre cloroquina, Covid e fake news
PUBLICAÇÃO
domingo, 12 de dezembro de 2021
PHILLIPPE WATANABE
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) - A primeira fase da Fuvest, neste domingo (12), trouxe questões relacionadas à Covid, à cloroquina e às fake news.
Os candidatos que fizeram a prova V do vestibular, ao abrir o caderno de perguntas, deparam-se, logo na primeira pergunta, com uma citação à cloroquina "ou primaquina, drogas amplamente prescritas por médicos no tratamento da malária".
O remédio foi amplamente usado na pandemia contra a Covid, apesar da ausência de evidências e dos contínuos estudos que apontavam que a droga não tinha efeito sobre a doença. O presidente Jair Bolsonaro (PL) incentivou, por diversas vezes, o uso dessa e de outras drogas ineficazes contra o Sars-CoV-2.
Tal pergunta, porém, não tinha relação com a pandemia. Ela tratava da deficiência na enzima G6PD, passível de diagnóstico através do teste do pezinho expandido.
Mas a pandemia não ficou de fora da prova, como ocorreu no Enem deste ano. A Fuvest trouxe três questões diretamente ligadas com a Covid-19. Uma delas falava sobre o pedido de ficar em casa durante a pandemia. Outra relacionava, com ajuda visual de mapas da cidade de São Paulo, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), o percentual de pessoas com duas doses da vacina contra a Covid e a mortalidade da doença. A última relacionava taxas de incidência de doenças tropicais negligenciadas e o
PIB (Produto Interno Bruto) per capita de países.
A crença em fake news também foi abordada no vestibular que dá acesso à USP. "Por mais bem informado que você possa ser, não dá para baixar a guarda. Mas por que as notícias falsas --mesmo aquelas mais improváveis-- parecem tão convincentes para tantas pessoas?", iniciava a questão, que falava ainda sobre a rejeição de fatos que ameaçam o senso de identidade e a busca por informações que confirmam
nossas crenças.
A prova ainda, em duas questões, fez menção ao Pantera Negra, em uma delas falando diretamente sobre a história em quadrinhos e o filme de 2018, e, na outra, citando a música de mesmo nome do rapper Emicida.
A 1ª fase da Fuvest, prova de conhecimentos gerais, teve abstenção de 13,7%, o que equivale a 15.252 pessoas ausentas na prova. Ao todo, houve 110.773 inscrições para o vestibular. O número de abstenções é bem próximo ao do ano anterior, que foi de 13,2%.
Os candidatos tiveram que responder a 90 questões de múltipla escolha.