Imagem ilustrativa da imagem Vírus do sarampo aumenta o risco para outras doenças, diz estudo
| Foto: José Fernando Ogura/AEN

Um estudo conduzido por pesquisadores da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que o vírus do sarampo abre portas para outras doenças. Isso significa que pessoas que contraíram o vírus têm risco aumentado de terem outras doenças infecciosas, inclusive doenças que o organismo já havia criado defesas.

O estudo, publicado na revista Science Immunology, aponta que o vírus pode apagar, em média, 20% da memória imunológica do nosso organismo. É a primeira vez que um estudo comprovou a relação do vírus do sarampo com a perda de anticorpos.

Tal descoberta reforça a importância de interromper a cadeia de transmissão da doença por meio da vacinação. Na próxima segunda-feira (18), uma nova etapa da vacinação da tríplice viral será aberta para adultos jovens não vacinados, na faixa etária de 20 a 29 anos.

A faixa etária é a que acumula o maior número de casos confirmados da doença. Nos últimos 90 dias, foram confirmados em todo o País, 5.660 casos de sarampo e 14 óbitos.

Londrina

A Secretaria Municipal de Saúde confirmou mais um caso de sarampo esta semana. A suspeita é que a vítima teria contraído o sarampo em São Paulo, onde há um surto da doença. A mulher, que teve o diagnóstico confirmado, teria feito várias viagens para essa localidade.

De acordo com a diretora de Vigilância em Saúde, Sônia Fernandes, a mulher encontra-se bem e recuperada. Ao todo, Londrina registra 8 casos de sarampo entre as 17 notificações. Destas, quatro estão em andamento, esperando o resultado de exames.

No Paraná, na última semana, 52 casos foram confirmados aumentando para 368 o número total no Estado. Outras 631 amostras ainda estão em investigação, segundo o boletim epidemiológico publicado na quinta (14) pela Secretaria de Estado da Saúde. (Com informações do Ministério da Saúde)