São Paulo - Estilo, personalidade e valorização das origens africanas. As tranças são lindas, mas dão trabalho para fazer e também para manter. O couro cabeludo, por exemplo, merece atenção especial. Por isso, preparamos este guia com algumas dicas de cuidados.

Imagem ilustrativa da imagem Tranças são lindas, mas dão trabalho; confira dicas de cuidados
| Foto: iStock

HIGIENIZAÇÃO DO COURO CABELUDO

Você deve lavar o cabelo pelo menos 1 ou 2 vezes na semana com xampu antioleosidade ou antirresíduo, aplicando somente no couro cabeludo. "Dessa forma, evita a dermatite seborreica ou descamação exagerada", ensina a dermatologista Katleen da Cruz Conceição, especialista pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, chefe do ambulatório de dermatologia para pele negra da Santa Casa da Misericórdia, no Rio de Janeiro.

Outra alternativa é preparar uma misturinha dentro de um borrifador com xampu, preferencialmente sem sal, e diluir com um pouco de água. "Aplique diretamente no couro cabeludo, massageando suavemente e enxágue. Repita esse processo até sentir que está limpo", sugere Jacy Carvalho, afrohairstylist e empresária.

Vale aplicar um tônico na raiz para fortalecer ou refrescar e não é necessário passar condicionador ou creme de pentear e eles jamais devem alcançar diretamente o couro cabeludo. "Não é preciso passar muito produto no comprimento das tranças. Quer aplicar máscara, ok, mas enxágue bem! Já a lavagem é mais focada no couro cabeludo mesmo", completa a médica pós-graduanda em dermatologia Monalisa Nunes, de São Paulo.

CUIDADO COM A TRAÇÃO

A tração das tranças começa na colocação. Se ela for muita, pode levar a queda de cabelo. "O ideal é não usar tranças tão rentes ao couro cabeludo, muito apertadas e evitar as grandes e muito pesadas, para evitar a tração e consequente quebra do fio e alopecia cicatricial – que seria o não crescimento dos fios de forma permanente", avisa Conceição.

Para usar o penteado sem prejudicar os fios, é importante aplicar as tranças somente se o couro cabeludo e cabelo estiverem saudáveis. A pele não pode estar machucada, irritada ou ter passado por química recentemente, nem as hastes danificadas. "As tranças são um penteado protetor - o intuito é proteger e não gerar danos. Não peça para a trancista 'apertar' suas tranças para 'durar mais'. Isso causa tração desnecessária e prejudicial para o couro cabeludo", alerta Carvalho.

Se forem aplicadas de maneira incorreta podem, sim, causar queda, a chamada alopecia por tração. "Fique longe de tranças muito pesadas e apertadas no couro cabeludo, faça a manutenção, principalmente da frente, de 15 em 15 dias ou uma vez por mês", sugere a especialista da SBD. "Ou elas podem causar alopecia permanente cicatricial, caracterizada pela perda dos folículos pilosos, os responsáveis por fazerem os nossos fios nascerem e crescerem. O distúrbio interrompe este processo, originando, eventualmente, cicatrizes nas regiões afetadas."

DELICADEZA NA HORA DE MANUSEAR OS FIOS

"A técnica da trancista é essencial. O processo começa com a secagem e desembaraço dos fios. Depois vem a separação, que também deve ser feita com cuidado, assim como as tranças", explica Nunes. Aperto exagerado pode até quebrar a fibra crespa ou cacheada, naturalmente mais frágil.

ETERNAS ENQUANTO DURAM

O ideal, segundo Conceição, é retirar após um mês ou pelo menos fazer o retoque da parte da frente em 30 dias e dar um intervalo de dois meses para encarar o look novamente. "O máximo do máximo são 3 meses com as tranças. Para repetir a dose, não há uma regra. É preciso deixar o couro cabeludo um pouco livre e também ter tempo para hidratar bastante os fios nessa pausa de descanso", afirma Nunes.

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1