Os servidores do HU (Hospital Universitário de Londrina) da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que atendem diretamente os pacientes suspeitos ou confirmados com o COVID-19 podem passar por momentos de estresse e ansiedade, devido às dúvidas e incertezas acerca da pandemia, que contribuem para alterações de humor e até na imunidade.

Pensando nisso, como parte do Programa de Atendimento aos Servidores com Práticas Integrativas e Complementares do HU/UEL, desde 5 de maio, o hospital está oferecendo ao servidor da linha de frente de combate ao novo coronavírus atendimento por meio da técnica de auriculoterapia.

Imagem ilustrativa da imagem Servidores do HU/UEL recebem atendimento de auriculoterapia
| Foto: Divulgação HU/UEL

Iria Freitas, enfermeira coordenadora do Programa, afirma que o objetivo é fortalecer de forma preventiva o equilíbrio emocional e estimular a imunidade. No HU, o atendimento é feito pelas enfermeiras Iria Freitas e Maria do Carmo Barbosa e pela docente de enfermagem do Centro de Ciências da Saúde da UEL, Eleine Aparecida Penha Martins.

As profissionais vão pessoalmente até as unidades do hospital que atendem pacientes de COVID-19 (Moléstias Infecciosas, Pronto Socorro, UTI 4, Centro Cirúrgico, Materno Infantil), para tratar os colaboradores interessados em receber o atendimento no local. Iria diz que a procura tem sido grande e aumenta a cada semana.

Segundo a ABENAH (Associação Brasileira dos Enfermeiros Acupunturistas e Enfermeiros de Práticas Integrativas), a auriculoterapia é uma prática da medicina tradicional chinesa, baseada na ideia de que o pavilhão auditivo da orelha (aurícula) é um microssistema capaz de funcionar como um receptor de sinais, podendo refletir as mudanças fisiológicas dos órgãos e vísceras, dos membros, do tronco, dos tecidos, ajudando nas organizações dos processos psíquicos e emocionais dos indivíduos.

O Programa de Atendimento aos Servidores com Práticas Integrativas e Complementares do HU/UEL também técnicas como massoterapia, reike, acupuntura, florais e academia, porém, essas atividades estão temporariamente suspensas por conta das medidas preventivas contra o coronavírus.