Durante todo o mês de maio, o município de Londrina terá diversas ações da campanha comunitária Maio Furta-Cor, que visa sensibilizar a população para a causa da saúde mental materna. Isso porque, de acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), toda mulher está suscetível a desenvolver transtornos mentais durante a gravidez e no primeiro ano após o parto. A cada cinco mulheres, uma tem, pelo menos, um episódio de transtorno mental – como depressão e ansiedade – na gravidez ou até um ano depois do nascimento do bebê.

Em Londrina, o Maio Furta-Cor foi instituído por meio da Lei Municipal nº 13.464/2022. A lei, de autoria das vereadoras Flávia Cabral, Lenir de Assis e Daniele Ziober, foi sancionada pelo prefeito Marcelo Belinati em janeiro deste ano. Com isso, o mês Maio Furta-Cor passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos de Londrina.

A primeira atividade da campanha será a roda de conversa com o tema “Saúde Mental Materna Importa – A importância do aprofundamento do olhar para a saúde mental da mulher mãe”. Será nesta sexta-feira (5), às 19h, no Salão Social do Sesc Londrina Centro (Rua Fernando de Noronha, 264). A participação é gratuita (com certificação) e a facilitadora será a médica psiquiatra e idealizadora do Maio Furta-Cor, Patrícia Piper. Para participar é necessário se inscrever aqui. Solicita-se que os participantes levem alimentos ou itens de higiene e limpeza que serão destinados para o Programa Mesa Brasil.

TIPOS DE MATERNIDADES

Outro destaque da programação será a mesa redonda com o tema “Reflexão sobre os diferentes tipos de maternidades e a importância da saúde mental materna”, que acontecerá terça-feira (9), às 19h, no Centro de Eventos do Shopping Aurora (4º piso). A atividade contará com a participação de sete mães. A promoção é da Secretaria Municipal de Saúde, com apoio da Unimed Londrina.

ADOLESCER

No dia 12, às 19h, no Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52), haverá outra roda de conversa, com tema “Adolescer, o que fazer?”. O encontro oferece a oportunidade de conversar sobre como os pais se sentem na fase da adolescência de seus filhos, pois muito se fala de quando o bebê chega, mas pouco se aborda quando ele cresce. As facilitadoras serão Fernanda Alberici, psicóloga; Flávia Cabral, professora e vereadora; Marília Bittencourt, enfermeira obstetra; e Marjorie Ostrowski, produtora de conteúdo do Portal Bonde. O encontro contará, também, com a participação de quatro mães de adolescentes. O Sesc solicita que os participantes levem agasalhos para doação.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, ressaltou que é fundamental que as mães contem com uma rede de apoio e orientação, já que muitas delas apresentam sintomas de depressão após o nascimento do bebê. “O Maio Furta-Cor possibilita que mais pessoas tenham acesso a estas informações, por meio das diversas ações realizadas”, disse.

Imagem ilustrativa da imagem Saúde mental materna é tema de diversas ações em Londrina
| Foto: Divulgação

CAMPANHA COMUNITÁRIA

O Maio Furta-Cor é uma campanha comunitária sem fins lucrativos. Existe desde 2020 e em três anos já aprovou mais de 30 leis sobre o tema, sendo três delas estaduais (PR, SE e DF). As mais de 250 representantes da campanha estão presentes em quatro continentes (América, África, Ásia e Europa) e em mais de 12 países.

Pessoas, instituições e empresas podem participar e apoiar a campanha, promovendo palestras, rodas de conversa, caminhadas, viabilizando ações materialmente e financeiramente, compartilhando conteúdos sobre saúde mental materna baseados em evidências científicas, engajando-se em ações gratuitas, dentre outras formas. Informações em www.maiofurtacor.com.br @maiofurtacor e [email protected]. (Com informações do N.Com)