|
  • Bitcoin 121.259
  • Dólar 5,0515
  • Euro 5,2137
Londrina

Saúde

m de leitura Atualizado em 01/08/2022, 17:41

Saúde e Calma organizam Semana de Aleitamento Materno em Londrina

Tema deste ano enfatiza a importância da educação e da rede de apoio para fortalecer o aleitamento materno

PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 01 de agosto de 2022

Reportagem local
AUTOR autor do artigo

Foto: iStock
menu flutuante

A  Secretaria Municipal de Saúde  de Londrina participa da Semana Mundial do Aleitamento Materno, que inicia nesta segunda-feira (1) e segue  até 7 de agosto. O tema deste ano  -  “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando” - quer  enfatizar a importância da educação e da rede de apoio.

A Semana integra a campanha Agosto Dourado, que visa reforçar a importância da amamentação para o desenvolvimento dos bebês. Ela foi criada para dar maior visibilidade à amamentação, possibilitando a troca de experiências e conhecimento na área, além de e incentivar a prática da amamentação. Em Londrina as atividades da Semana são promovidas pela Diretoria de Atenção Primária à Saúde e Calma (Comitê de Aleitamento Materno de Londrina).

A abertura das atividades será realizada nesta quarta-feira (3), às 14h, na reunião do Calma. O encontro será on-line e aqueles que desejarem acompanhar podem acessar o link http://conferenciaweb.rnp.br/webconf/rutehuuel . A atividade contará com a participação da pediatra Ana Heloísa Gama, da nutricionista Renata Freitas Albieri e da enfermeira Betânia Ribeiro, as quais vão debater o tema “Aleitamento Materno no Desenvolvimento e Crescimento da Criança”.

AGOSTO DOURADO

A campanha Agosto Dourado simboliza a luta pelo incentivo à amamentação e a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O Congresso Nacional sancionou a Lei Federal nº 13.435, de 12 abril de 2017, que institui agosto como o Mês do Aleitamento Materno.

Por isso, no decorrer do mês, em Londrina, serão intensificadas ações intersetoriais de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno, como a realização de palestras e eventos e o uso do laço dourado pelos profissionais nos atendimentos.

A enfermeira coordenadora da Saúde da Criança e Adolescentes da Atenção Primária de Londrina, Giselle Lima Aguiar Correia, enfatizou que o aleitamento é superior a qualquer outro leite na fase indicada, por ser um alimento completo que possui todos os nutrientes que o bebê precisa. “O leite materno é o alimento padrão ouro, sendo considerada a primeira vacina do bebê, além de ser um meio de aumentar o vínculo, afeto e proteção entre mãe e a criança”, disse.

É recomendado, pelo Mistério da Saúde, o aleitamento materno exclusivo até seis meses de idade e complementado com outros alimentos oportunos para a idade até dois anos ou mais.

Segundo a enfermeira, o tema “Fortalecer a Amamentação: Educando e Apoiando” é muito importante, porque já na gestação a mulher precisa receber uma série de informações para que ela tenha êxito, pois o contexto psicológico e social, além do fisiológico, influenciam na amamentação.

Na Rede Municipal de Saúde de Londrina, a mulher recebe apoio tanto na atenção primária, nas Unidades Básicas de Saúde , quanto na maternidade, antes dela ganhar o bebê e no pós-parto, quando ela vai para o seu domicílio, pois neste período o município faz um monitoramento, a fim de saber como está sendo a amamentação em casa, fechando o ciclo.

AGOSTO AZUL

Além das atividades da Semana, o município vai realizar ações relativas aos cuidados direcionados à saúde do homem, pois neste mês também se comemora o Agosto Azul, dedicado à realização de ações de incentivo a prevenção e a promoção da saúde do homem.

A Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem  tem como eixos “Paternidade e Cuidado”, com o objetivo de engajar os homens nas ações do planejamento reprodutivo, no acompanhamento do pré-natal, parto e pós-parto de suas parceiras e nos cuidados no crescimento e desenvolvimento da criança, possibilitando a todos uma melhor qualidade de vida e vínculos afetivos saudáveis. (Com informações do N.Com)

¨¨¨¨

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1