A doença do coronavírus 2019 (Covid-19) pode causar uma variedade de sinais e sintomas. Os mais comuns são febre, tosse seca e cansaço. Outros sintomas incluem falta de ar ou dificuldade para respirar, dor muscular, calafrios, garganta inflamada, dor de cabeça e dor no peito. Mas, como o especialista em doenças infecciosas da Mayo Clinic, William F. Marshall, III explica, a Covid-19 também pode causar sintomas que você não espera. Confira algumas:

Sintomas gastrointestinais

A Covid-19 pode causar sintomas gastrointestinais leves, incluindo perda de apetite, náusea, vômito e diarreia. Esses sintomas podem durar somente um dia. Algumas pessoas têm diarreia e náusea antes de desenvolver febre e sintomas respiratórios.

Perda de olfato ou paladar

A doença pode causar uma nova perda de olfato ou paladar, sem congestão nasal. Isso dura tipicamente de nove a 14 dias. Algumas pesquisas sugerem que a perda de olfato ou paladar possa ser um indicador precoce da Covid-19.

Imagem ilustrativa da imagem Saiba quais são os sintomas não usuais da Covid-19
| Foto: iStock

Mudanças na pele

Pessoas mais jovens com Covid-19 menos severa podem desenvolver lesões doloridas e pruriginosas nas mãos e nos pés que se parecem com frieiras, uma condição inflamatória de pele. Algumas vezes chamado de dedos de Covid, esse sintoma dura normalmente cerca de 12 dias. Foi reportado que a doença causou bolhas pequenas pruriginosas, aparecendo mais comumente antes dos outros sintomas e durante cerca de 10 dias. Outros podem desenvolver urticárias ou erupção cutâneas com lesões lisas e elevadas. Essas mudanças na pele podem durar uma semana, aparecer no mesmo momento que os outros sintomas e estão associadas com infecções mais graves.

Confusão mental

Também foi reportado que a doença causou confusão mental em pessoas mais velhas, especialmente as que tinham infecções graves.

Problemas nos olhos

A Covid-19 pode causar problemas nos olhos, como vasos aumentados e avermelhados, pálpebras inchadas, lacrimejamento excessivo e aumento de secreção. A infecção também pode causar sensibilidade à luz e irritação. Esses sintomas são mais comuns em pessoas com infecções graves. As informações são da Mayo Clinic, uma organização sem fins lucrativos .