| |

Saúde 5m de leitura

Saiba como ter um dia mais ativo

ATUALIZAÇÃO
26 de junho de 2020

Micaela Orikasa - Grupo Folha
AUTOR

É recomendado realizar atividades físicas, mas é preciso ter moderação. Confira esta e outras dicas de profissionais  

Dia mais ativo 

Procure tornar o dia mais ativo, cuidando da casa, fazendo breves caminhadas no quintal, subindo ou descendo escadas e cuidar do jardim. Mas lembre-se de que na hora de fazer exercícios é preciso ter moderação e buscar orientações profissionais.  

 

Exercícios ao ar livre 

Não há uma recomendação consensual e específica sobre um distanciamento mínimo para exercícios físicos ao ar livre. Em localidades onde não haja proibição legal decretada por autoridade competente, a melhor recomendação é a realização individual e, de preferência, isoladamente, sempre evitando aglomerações e com o maior distanciamento social possível. 

 

Caminhar, correr ou pedalar 

Um recente estudo belgo-holandês sugeriu uma eventual ineficácia da distância mínima interpessoal, em atividades com movimento, como caminhadas, corridas ou bicicleta. Isto porque haveria a possibilidade de uma pessoa se exercitando, em movimento, ter contato com eventual “nuvem” de gotículas expelidas por alguém infectado e treinando à sua frente. Dependendo da atividade e sua velocidade de deslocamento (e até do vento, bem como sua direção), o distanciamento precisaria ser maior, podendo variar até, pelo menos, 20 metros. Apesar de servir de alerta, certamente, mais pesquisas são necessárias. O exercício ao ar livre, de forma individualizada e isolada, ainda é a recomendação mais prudente.

 

Cuidado com as dietas 

As pessoas com excesso de peso, especialmente obesos, devem seguir fazendo o exercício físico que lhe foi recomendado, adaptando aos locais permitidos ou viáveis, e respeitando a prescrição adequada ao seu estado de saúde e nível de condicionamento. Pessoas ativas, cronicamente, apresentam melhora do sistema imunológico. Tome cuidado com dietas muito restritivas, como as com calorias muito reduzidas. Estas não devem ser feitas até o fim da pandemia, pois podem ser debilitantes. 

 

Diabetes 

Quem é portador de Diabetes, seja tipo 1 ou 2, também tem um risco maior de evolução para formas graves da Covid-19. Um dos pilares do tratamento do diabetes é o exercício físico. Ele melhora as taxas de glicose no sangue e faz a insulina funcionar melhor no organismo. Lembre-se que o bom controle metabólico é a chave para você se proteger e o exercício físico é base do seu tratamento. 

 

Fontes: Felipe Arruda Moura, doutor em Educação Física, ; Sbmee (Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte); Sbem (Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia); SBD (Sociedade Brasileiras de Diabetes) e Abeso (Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica) 

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS