Imagem ilustrativa da imagem Reaproveitar alimentos traz benefícios para saúde
| Foto: iStock

Talos, cascas, sementes e folhas são partes de alimentos que costumam ser jogadas no lixo ao consumir uma fruta, verdura ou legume. Entretanto, estes “restos” guardam muitos nutrientes, às vezes até superiores ao do próprio alimento principal. Isso é desconhecido de uma parcela considerável das pessoas, que não veem sabor ou utilidade para o que sobra.

O que acaba sendo descartado no pré-preparo dos frutos e hortaliças concentra grande quantidade de minerais, vitaminas e fibras. Todos de extrema importância para a saúde e prevenção de doenças. “Uma boa alimentação previne a pressão alta, evitando o sódio; colesterol, com gorduras saturadas; diabetes, com carboidratos”, lembra Maria Inês Passini, economista doméstica da secretaria de Agricultura e Abastecimento de Londrina.

As fibras colaboram com o bom funcionamento de todo o trato gastrointestinal, mesmo não sendo absorvidas pelo organismo. Também interferem na imunidade de forma favorável. “Quanto mais fibra tiver melhor será a digestão, pois ela ajuda a diminuir o carboidrato, por não conter enzima para digerir”, explica. Entre os principais alimentos que contam com o componente estão cascas de banana e maçã.

A casca da abóbora é outra rica em fibras e que pode ser usada em inúmeras receitas, como adicionar na massa de bolos e pães. “A abóbora dispõe de muita vitamina e é algo que as pessoas sempre têm em casa. Ela, como um todo, dispõe de vitamina A, que é boa para a visão”, sustenta. “Por meio da alimentação se fica doente ou evita a doença. Depende do hábito”, adverte.

MUITAS POSSIBILIDADES

As possibilidades de uso são muitas. As sementes, quando torradas, podem virar farinha para preparos diversos ou serem consumidas em lanches intermediários. As cascas das frutas têm tudo a ver com as compotas, geleias, licores e doces. Enquanto, que os talos dão todo o sabor que o caldo de legumes precisa, além de ter espaço também nos sucos e refogados.

De acordo com a nutricionista do Ministério da Saúde, Nadia Amore, “os talos e cascas são ótimas opções para serem utilizados em farofas, omeletes, purês, ensopados, panquecas, em massas de bolo e pães. É só utilizar a criatividade e as diversas receitas disponíveis na internet para preparar deliciosas receitas”, afirma.

VARIEDADE E ECONOMIA

Além de trazer benefícios, o reaproveitamento de alimentos evita desperdícios, sendo positivo para o meio ambiente, gerando economia e proporcionando variedade nas preparações dos pratos.

Outros “restos” que podem ter finalidade são talo de couve e do agrião, sementes do melão, folhas de brócolis e da beterraba, rama da cenoura e casca da laranja e do abacaxi.

A casca e semente da melancia, por exemplo, fornecem licopeno, substância associada à prevenção do câncer de próstata. Já a casca e o bagaço da laranja são fontes de vitamina C, que é antioxidante. A do abacaxi contém uma enzima que auxilia na digestão de proteínas.

“Tentar fazer sucos do que sobra do alimento pode ser uma forma de evitar o refrigerante, que contém muito ácido, sucos de ‘saquinho’. Outra indicação é comer frutas com o estômago vazio, pois, isso contribui para melhor atuação. Com a proximidade do verão e nestes dias de calor, o que é rico em nutrientes é bem-vindo”, elenca Maria Passini, que é especialista em qualidade de alimentos.

APARÊNCIA E HIGIENIZAÇÃO

Se o alimento estiver com aparência de podre ou sinal de mofo, pode jogar no lixo. O consumo nesse caso pode ser bastante perigoso, já que existe o risco de contaminação. Além disso, o consumo de cascas e talos requer uma higienização caprichada para redução de sujeiras e pesticidas.

Também merece atenção a toxidade dos alimentos. A mandioca-brava, por exemplo, apresenta alto teor de ácido cianídrico, que é tóxico e a torna inadequada para o consumo humano sem o devido processamento em altas temperaturas, conforme ensina a nutricionista Nadia Amore.

Já as sementes de maçã são tóxicas quando ingeridas em grandes quantidades. Ela lembra que, quando mastigadas, elas dão origem a um composto tóxico chamado cianeto. Porém, a ingestão ocasional de algumas sementes não causa danos ao organismo.

Já em relação ao espinafre e aos feijões, ela reforça que eles não devem ser consumidos na forma crua. Isso porque, quando crus, esses alimentos contêm compostos antinutricionais, que impedem a absorção de alguns nutrientes.

Imagem ilustrativa da imagem Reaproveitar alimentos traz benefícios para saúde
| Foto: Folha Arte
Imagem ilustrativa da imagem Reaproveitar alimentos traz benefícios para saúde
| Foto: Folha Arte
Imagem ilustrativa da imagem Reaproveitar alimentos traz benefícios para saúde
| Foto: Folha Arte
Imagem ilustrativa da imagem Reaproveitar alimentos traz benefícios para saúde
| Foto: Folha Arte