Quebramos o paradigma de que não se pode operar hemofílicos
A experiência adquirida desde 1996, somada à falta de publicações em Língua Portuguesa voltadas ao tema, levaram o ortopedista Luciano Pacheco e fisioterapeuta Álvaro Wolff a lançarem, recentemente, em Curitiba, o livro "Ortopedia e Fisioterapia em Hemofilia", um guia prático para profissionais da área.
"Meus colegas ortopedistas não sabem como abordar (a doença). O livro abrange desde a parte hematológica até a cirúrgica, mais a complementar, com o tratamento de fisioterapia, que é muito importante para manter o tônus muscular", afirma o ortopedista. "Quebramos o paradigma de que não se pode operar hemofílicos", complementa.
A publicação contém 36 capítulos, que contam com a colaboração de especialistas internacionais de países como Alemanha, Argentina, Canadá, Espanha, França, Índia, Itália, Paquistão e Reino Unido, e está à venda pelo site www.manole.com.br.
A ideia, agora, é inspirar outros hospitais do País para que também implantem ambulatórios especializados. "As próteses chegaram há pouco tempo no Brasil e estamos tentando difundir para que mais centros comecem a atender. Mas para isso é preciso de uma equipe multidisciplinar, muito bem treinada, com profissionais de ortopedia, fisioterapia e hematologia, além de enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais", diz o médico.
Segundo ele, uma das maneiras de evitar os problemas ortopédicos causados pela hemofilia é a profilaxia primária, ou seja, a prevenção por meio da reposição de fator de coagulação. No entanto, o uso domiciliar da medicação no Brasil só começou a ocorrer em dezembro de 2011, com a publicação de um protocolo do Ministério da Saúde. "Crianças pequenas ou mesmo adultos serão beneficiados, porém, os que têm problemas hematológicos já desenvolveram sequelas".
Pacheco estima que, dos 15 mil hemofílicos existentes hoje no País, aproximadamente dez mil já tiveram problemas ortopédicos, mais ou menos graves. "Eu costumo dizer em minhas palestras que vou morrer e não vou conseguir resolver todos eles".(M.F.R.)




