Imagem ilustrativa da imagem Quais os principais sintomas pós-Covid
| Foto: iStock
Os sintomas que podem persistir mesmo após o período de incubação do coronavírus são conhecidos como síndrome pós-Covid. São sequelas que, dependendo do caso, exigem reabilitação para o retorno das atividades diárias e ao trabalho. Greg Vanichkachorn, que integra a Mayo Clinic - organização sem fins lucrativos da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares -, afirma que a fadiga, quando continua, é profunda e atrapalha a rotina das pessoas.
Para o médico, a fadiga "é a característica mais definitiva que vemos nesses pacientes". “É impressionante o quão esgotadas as pessoas se sentem com apenas um pouquinho de atividade. Eu diria que o segundo sintoma que vemos com alguma frequência é falta de ar, o que faz sentido. Sabemos que a Covid pode causar mudanças de longo prazo nos pulmões, como doenças pulmonares e afins, e pode levar à dispneia de longo prazo. Cerca de 30% reclamam de algum tipo de problema neurológico de longo prazo, seja dor de cabeça, tontura ou fraqueza”, elenca.
Especialista em medicina preventiva e ocupacional, Vanichkachorn adverte que qualquer paciente pode apresentar sequelas, mesmo que a doença tenha sido leve. “Vemos isso acontecer com pessoas que não tiveram problemas em gerenciar seus sintomas em casa ou que tiveram sintomas amenos ou vemos até mesmo pacientes ficarem pior com o passar do tempo, cerca de duas semanas após a infecção”, cita.
A organização, com sede nos Estados Unidos, tem um programa de reabilitação de atividade da Covid-19. “A maioria dos pacientes está se recuperando de cerca de seis a 12 semanas após o início da sua infecção.” (Com informações da Mayo Clinic)