Um projeto do curso de Psicologia da PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) Câmpus oferece atendimento gratuito para gestantes durante o pré-natal e mulheres no pós-parto em Londrina O objetivo é oferecer espaços de escuta, partilha e ampliar a rede de apoio para estas mulheres conversarem sobre suas emoções e saúde mental na gestação. As inscrições para 2024 já estão abertas e as vagas são limitadas.

O projeto, que começou por iniciativa de pesquisadores da universidade, ganhou força com a aprovação da Lei 14.721 de 2023, que amplia a assistência à mulher do pré-natal e ao puerpério.

Sancionada no dia 9 de novembro, a lei garante às mulheres grávidas acompanhamento psicológico desde o pré-natal até logo após o nascimento do bebê. Também estabelece o desenvolvimento de atividades de educação e conscientização a respeito da saúde mental da mulher, no período da gravidez e pós-parto, em todos os estabelecimentos de atenção à saúde de gestantes, sejam públicos ou privados.

A nova legislação tem como objetivo prevenir e tratar eventuais danos à saúde mental neste período específico de vida. Lembrando que, segundo a Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz), os sintomas de depressão impactam 26,3% das mulheres brasileiras no período de 6 a 18 meses após o parto, ou seja, uma em cada quatro mulheres tem uma tendência a ter uma depressão pós-parto. Há diversos fatores associados à depressão pós-parto e que são potencializadores de crise.

PROJETO PERMANENTE

A iniciativa da PUCPR Londrina começou em abril e se tornou um projeto permanente. “Logo, se conseguirmos identificar e trabalhar essas questões antecipadamente, a chance de a mulher desenvolver uma depressão é consideravelmente menor. Além disso, a chance de desenvolver outros tipos de doenças no âmbito da saúde mental também diminui consideravelmente”, enfatiza Karen Nakaya, professora do curso de Psicologia da PUCPR Londrina.

A professora acrescenta que, quando a mulher tem um espaço de acolhimento e de escuta para falar das suas vivências, das suas angústias, é possível minimizar de forma considerável esse sofrimento psíquico. O cuidado integral à mulher também vai promover uma vinculação positiva com o bebê, permitindo assim uma relação mais sólida e afetiva.

A medida também representa um fortalecimento importante do olhar integral e da avaliação cuidadosa da relação emocional das gestantes puérperas. “Os efeitos serão muito valiosos para a saúde mental da mulher, para a construção de uma vinculação mãe-bebê e para a construção de um vínculo afetivo familiar. É uma lei de extrema importância que dialoga diretamente com o Código de Ética Profissional do Psicólogo e vai trazer resultados positivos para a sociedade como um todo”, reforça.

EM GRUPOS

O atendimento pré-natal psicológico da PUCPR Londrina é gratuito e acontece em grupos de grávidas com até 30 semanas de gestação e suas famílias, oferecendo suporte emocional, informacional e instrucional. Os encontros são quinzenais sempre no Núcleo de Práticas Psicológicas da Universidade. As inscrições para 2024 já estão abertas e as vagas são limitadas. Informações pelo telefone (43) 3372-6060 - Núcleo de Práticas Psicológicas da PUCPR Londrina.

SERVIÇO

Pré-Natal Psicológico da PUCPR Londrina

Público-alvo: gestantes e suas famílias, puérperas a partir de fevereiro de 2024

Serviço gratuito, vagas limitadas

Pré-inscrição pelo e-mail: [email protected]

(Com informações da PUC)