Paris - Frente a um "estratosférico" aumento de casos de covid-19, o Conselho de Ministros da França adota, nesta segunda-feira (19), um projeto de lei que estabelece a vacinação obrigatória do pessoal de saúde e que estende o uso do passe sanitário para se ter acesso a vários lugares. As medidas provocaram uma reação dos movimentos antivacina, que foram às ruas no sábado (17) em protesto.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto torna obrigatória vacinação de trabalhadores da saúde na França
| Foto: Raymond Roig / AFP

"Estamos no início da quarta onda, com um aumento estratosférico da incidência", alertou o porta-voz do governo, Gabriel Attal, nesta segunda, à Franceinfo. No domingo (18), a agência de saúde pública francesa (Santé Publique France) registrou 12.532 casos em 24 horas. Este foi o nível mais alto detectado em um domingo desde meados de maio.

As medidas mais importantes da lei - como a vacinação obrigatória do pessoal de saúde e o uso do passe sanitário para ter acesso, por exemplo, a trens, bares e restaurantes - contam com amplo apoio da população. O texto poderá ser aprovado na próxima sexta (23) no Parlamento.

Imagem ilustrativa da imagem Projeto torna obrigatória vacinação de trabalhadores da saúde na França
| Foto: Sebastien Salom-Gomis - AFP

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1