Procedimentos cirúrgicos eletivos no Paraná estão suspensos por 30 dias
Sesa reforça que procedimentos considerados de urgência e emergência não serão afetados
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 26 de maio de 2021
Sesa reforça que procedimentos considerados de urgência e emergência não serão afetados
Reportagem local
Curitiba - A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) do Paraná publicou nesta terça-feira (25) a Resolução 500/2021, que suspende a realização de procedimentos cirúrgicos eletivos hospitalares, no âmbito público e privado, em toda a rede hospitalar do Paraná. A medida terá validade de 30 dias a partir desta quarta-feira (26). O documento reforça que cirurgias de cardiologia, oncologia, nefrologia, e demais exames e procedimentos considerados de urgência e emergência, não serão afetados.

A resolução foi tomada após o aumento no número de casos da Covid-19, além da alta taxa de ocupação dos leitos exclusivos para atendimento à doença no Estado. “Nosso estoque de medicamentos do kit de intubação para atendimento aos pacientes com coronavírus está baixo, nossos leitos estão praticamente lotados, os profissionais estão esgotados e ainda não há vacinas disponíveis para todos”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.
Segundo ele, a Resolução irá auxiliar principalmente no contingenciamento de insumos devido à escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares. “Neste momento vamos priorizar o atendimento aos pacientes infectados pela Covid-19. Essas medidas irão poupar insumos, seja medicamentos, ventiladores, monitores e até mesmo leitos de UTI e enfermaria”, afirmou. (Com informações do AEN)
Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1