São Paulo - Quando o termômetro sobe, a pressão cai. Isso acontece com muita frequência principalmente na vida de idosos, os mais afetados com a variação da pressão arterial em dias de calor intenso. Para evitar tonturas, mal-estar e até desmaios, a receita é simples: beba água.

Segundo o geriatra do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo Natan Chehter, a tensão que o sangue exerce sobre as artérias diminui com o calor. "Quando o corpo está sob regime de calor, ou seja, precisa resfriar, ele começa a fazer a vasodilatação. Ele abre mais os vasos que estão nas extremidades, na tentativa de evitar que fique superaquecido", explica.Segundo Chehter, isso acontece em indivíduos que não conseguem regular a distribuição de sangue de forma muito eficaz.

A geriatra Luciana Paganini, do AME Idoso Oeste, da secretaria municipal da Saúde, explica os motivos de idosos serem mais afetados pela pressão baixa. "Com o envelhecimento, a sensação de sede diminui. Portanto, é importante não esperar a sede. Tente tomar água ou sucos, principalmente quando quando a urina estiver concentrada", afirma.

Embora essa variação da pressão seja comum em dias quentes, a geriatra faz também um alerta. "A pressão baixa pode ser sinal de algumas doenças. Sempre converse com seu médico para checar a causa." Segundo a médica, é importante que parentes ou pessoas que convivem com idosos tomem alguns cuidados. "Há maior chance de quedas, fraturas ou traumatismos cranianos", afirma. "[Deve ajudar] Estimulando a hidratação e ajudando no uso de meias elásticas, caso sejam indicadas. Saber o que fazer nas crises e levar ao hospital se necessário", afirma.

Paganini conta ainda que alguns alimentos podem ajudar quem sofre de pressão baixa, como chás, iogurtes e água de coco. A geriatra, porém, desmente um mito relacionado ao tema. "O sal tem sódio e ele é associado à hipertensão, porém ele demora para subir a pressão e não ajuda nas crises", afirma.

Imagem ilustrativa da imagem Pressão baixa exige cuidados com a hidratação dos idosos
| Foto: Folha Arte

REMÉDIOS

Até mesmo quem tem pressão alta pode sofrer com variações inesperadas durante os dias mais quentes. Entretanto, em hipótese alguma a pessoa deve mudar a frequência ou a quantidade do remédio por conta própria sem consultar um médico.

"A variação da pressão pode ocorrer, pois a dose do medicamento não está certa, ou pelo fato de o paciente tomar muitos medicamentos", afirma Paganini. "Ou ainda, se o paciente não tomar os medicamentos todos os dias, mas somente quando a pressão está mais alta, isso faz com que a pressão arterial varie com mais facilidade", diz.

Segundo geriatra, caso a pessoa se sinta mal, é importante tomar algumas atitudes preventivas, evitando outros danos. "Deitar o mais rápido possível, mesmo no chão. Elevar as pernas para o sangue chegar o mais rápido ao cérebro e melhorar a oxigenação", diz. Também evitar levantar-se rapidamente. A geriatra alerta ainda que a pessoa deve chamar um serviço de emergência, caso não volte ao normal.