População conta com 248 novas ambulâncias em todo o Paraná
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 18 de novembro de 2013
Agência Estadual de Notícias 
O Governo do Estado promove a maior reestruturação da frota de ambulâncias já realizada na história do Paraná. Desde 2011, 248 viaturas já foram adquiridas pelo governo estadual e estão à disposição da população de 129 municípios paranaenses por meio dos sistemas de transporte sanitário.
O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, explica que para 2014 já está prevista a compra de mais 250 veículos, o que possibilitará ao Estado disponibilizar praticamente uma ambulância em cada município paranaense. "Pretendemos fechar 2014 com quase 500 ambulâncias adquiridas", destacou.
A ampliação na frota de ambulâncias faz parte das ações da Rede Paraná Urgência, que destina recursos para organizar a retaguarda de atendimento aos casos de urgência e emergência em todo o Estado. Somente para a aquisição das 248 novas viaturas já foram investidos cerca de R$ 26 milhões em recursos estaduais.
MUNICÍPIOS A maior parte dos veículos foi entregue para fortalecer o sistema de transporte sanitário de 104 municípios. São 168 ambulâncias de remoção equipadas para o transporte de pacientes que necessitam de transferências entre hospitais ou realizar consultas e exames especializados em outros municípios.
A cidade de Pontal do Paraná, no litoral do Estado, foi uma das beneficiadas com as novas ambulâncias. Entregue em março de 2013, a viatura realiza em média cerca de 150 transportes de pacientes por mês.
Em Ponta Grossa, a UTI Móvel foi um dos 20 veículos deste tipo que o Governo do Estado entregou para hospitais de referência para as redes Mãe Paranaense e Paraná Urgência. Os veículos, no valor de R$ 180 mil cada, são totalmente equipados para dar suporte a transferências de pacientes em estado grave.
SIATE - Além de municípios e hospitais, o serviço prestado pelo Sistema Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (Siate) também recebeu novas viaturas. As 60 ambulâncias de UTI Móvel foram entregues entre os meses de janeiro e outubro de 2013 e reforçam o atendimento nas bases do Siate instaladas em 32 municípios paranaenses.
O Siate é responsável pelo atendimento pré-hospitalar de pacientes que sofreram traumas, como quedas, acidentes de trânsito, agressões e ferimentos por arma de fogo. O serviço é coordenado pelo Corpo de Bombeiros do Paraná e pode ser acionado através do telefone 193.
SAMU Outro componente da Rede Paraná Urgência que recebe apoio do Governo do Estado para funcionar é o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Desde 2011, o governo estadual está trabalhando para implantar 12 Samus Regionais, cobrindo assim 100% da população do Paraná. Esta organização só é possível graças à parceria entre os municípios, através de consórcios intermunicipais de saúde. Todo custeio do Samu é compartilhado entre Governo do Estado, União e municípios.
Até agora, sete Samus Regionais já estão em funcionamento, o que significa que o serviço já está disponível a 64% dos paranaenses. Ainda em 2013, mais dois Samus Regionais (Oeste e Noroeste) serão implantados, ampliando a cobertura para 80% da população. A previsão é que os quatro restantes sejam inaugurados no próximo ano.
As ambulâncias do Samu são repassadas pelo Governo Federal aos municípios, que são responsáveis pela administração do serviço.

