Nesta segunda-feira (19) começam em Londrina as atividades de campo do Enani-2024 (Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil). O público-alvo da pesquisa são as famílias com crianças de zero a seis anos de idade, que serão visitadas por entrevistadores para coleta de informações e dados. O intuito é avaliar as condições de saúde e nutrição em crianças brasileiras e suas mães, para conhecer o cenário alimentar e nutricional das crianças brasileiras depois da pandemia de Covid-19.

Esta é a segunda edição do Enani, realizado pelo Ministério da Saúde e conduzido pela UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro. Serão visitadas 15 mil famílias de todo o Brasil, sendo 1.120 no Paraná. Além de Londrina, outras cidades paranaenses foram sorteadas para receber a pesquisa: Curitiba, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré, Cascavel, Colombo, Guarapuava, Maringá, Paranaguá e Ponta Grossa.

BAIRROS

Em Londrina a pesquisa abrange 290 famílias com crianças de até 6 anos. A lista de bairros a serem percorridos contempla a área urbana e rural do município: Centro Histórico, Shangri-Lá, Parigot de Souza, Vivi Xavier, Cinco Conjuntos, Pacaembu, Leonor, Presidente, Interlagos, Inglaterra, Parque das Indústrias, Heimtal, mais os distritos de Lerroville e Warta. As visitas podem ocorrer em qualquer horário do dia, inclusive à noite ou nos finais de semana.

Os endereços foram sorteados com base em informações obtidas no Censo, e o trabalho de campo ficará a cargo de seis entrevistadores (Maria Eduarda Higino dos Santos, Maria Aparecida Betti, Marly Hitomi Hirai, Daise Malaguido Ponich Silva Pereira, Lucilei Ferreira e Marcelo Aparecido Fuentes). Toda a equipe vai atuar uniformizada e portando crachá, cujos dados podem ser confirmados pela população no site https://science.org.br/Cadastro/valida_entrevistador.php – durante o acesso, é preciso selecionar a opção “ENANI2”.

ENTREVISTAS E TESTES

No total, as famílias que aderirem ao ENANI 2024 participarão de três atividades. Em um primeiro momento, as mães ou cuidadores são entrevistados com perguntas sobre amamentação e alimentos consumidos no dia anterior, para avaliação do aleitamento materno e do consumo alimentar.

Na sequência, são coletadas as medida de peso e altura ou comprimento das mães biológicas, crianças e bebês, para classificação do estado nutricional conforme padrão da OMS (Organização Mundial da Saúde). Também é agendada uma segunda visita domiciliar, quando haverá coleta de sangue das mães e bebês com mais de seis meses.

Esse material servirá para exames de hemograma completo e análise de marcadores de deficiência de vitaminas e minerais, como ferro e vitamina A. Quando houver necessidade, a família será encaminhada à UBS (Unidade Básica de Saúde) de seu território, para acompanhamento. E as amostras biológicas vão compor um biorrepositório, que permitirá análises complementares futuras.

DÚVIDAS

Além da UFRJ, participam da coordenação do Enani 2024 as universidades do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Federal do Pará (UFPA), Federal do Paraná (UFPR) e Federal de Goiás (UFG). Para tirar dúvidas, a população pode entrar em contato por meio do telefone 0800-888-0022 (ligação gratuita).

(Com informações do N.Com)