1. Anthony Hopkins, ator

Iniciou a carreira como ator ainda na década de 1960 e coleciona papéis de sucesso, como o canibal Hannibal Lecter (“O silêncio dos inocentes”) e o diretor de cinema Alfred Hitchcock (“Hitchcock”). Em 2017, o ator contou ao jornal norte-americano “The Desert Sun” que foi diagnosticado com Síndrome de Asperger já na terceira idade. Seu papel mais recente foi em “Dois Papas”, no qual a interpretação do Papa Bento XVI lhe rendeu uma indicação ao Oscar na categoria de melhor ator coadjuvante.

2. Amadeus Mozart, compositor

Um dos compositores mais famosos e influentes do período clássico demonstrava sinais de TEAa desde muito novo. Aos cinco anos de idade, Mozart já conseguia decorar músicas em poucos minutos e, logo depois, começou a compor. Ele também tinha dificuldades para controlar impulsos e ficar em ambientes com muito barulho. O músico austríaco compôs mais de 600 obras, incluindo óperas, sinfonias e concertos.

Mozart
Mozart | Foto: iStock

3. Bill Gates, fundador da Microsoft

Proprietário de uma fortuna de cerca de US$ 97 bilhões, Bill Gates há anos é um dos homens mais ricos e influentes do mundo. O bilionário fundou quando tinha apenas 20 anos, em 1975, uma das empresas que revolucionariam a tecnologia e a história mundial – a Microsoft. Gates sempre demonstrou algumas características de autismo, como agitação, dificuldade de olhar nos olhos de pessoas e uma certa genialidade em assuntos de seu interesse.

Bill Gates
Bill Gates | Foto: Manuel Lopes - Fórum Econômico Mundial

4. Lionel Messi, jogador de futebol

Foi diagnosticado com Síndrome de Asperger aos oito anos de idade. O comportamento tímido e recluso do jogador argentino não foi um empecilho para que ele conquistasse gramados e fãs ao redor do mundo. No ano passado, Messi ganhou pela sexta vez o título da FIFA de melhor jogador do mundo, superando craques como Cristiano Ronaldo e Virgil van Dijk. Atualmente, Messi estrela o time do Barcelona e faz parte da Seleção Argentina de Futebol.

Messi
Messi | Foto: lluis Gene - AFP

5. Courtney Love, cantora

A vocalista da banda Hole revelou na sua biografia “The Real Story”, em 1997, que foi diagnosticada com Síndrome de Asperger aos nove anos de idade. A dona do álbum “Celebrity skin” e do hit com o mesmo nome se considera introvertida e tímida. Love foi casada com o líder do Nirvana Kurt Cobain até a morte do cantor, em 1994, e é mãe da filha única de Kurt, Frances Bean Cobain.

6. Woody Allen, cineasta

O diretor de filmes clássicos como “Meia noite em Paris”, “A rosa púrpura do Cairo” e “Um dia de chuva em Nova York” também revelou ter Síndrome de Asperger. Woody Allen é hoje um dos mais consagrados e premiados diretores de Hollywood. Ao longo de seus mais de 60 anos de carreira, já conquistou quatro Oscars como melhor diretor e melhor roteiro original e três Globos de Ouro.

7. Greta Thunberg, ativista

A jovem sueca de 17 anos divide opiniões devido a seus posicionamentos firmes e seu ativismo a favor do meio ambiente. Greta Thunberg foi eleita pela revista americana Times como personalidade do ano de 2019, mas antes de ganhar fama mundial, já pedia mais cuidado das autoridades com as questões ambientais. A jovem também tem Síndrome de Asperger e revelou em um texto publicado no Twitter que considera ser diferente um “super poder”.

8. Susan Boyle, cantora

A história de vida e a voz de Susan Boyle emocionaram o mundo em 2009, quando a cantora escocesa participou da edição daquele ano do Britain’s Got Talent – um programa de calouros do Reino Unido. Boyle revelou ao jornal britânico “The Observer” que recebeu um diagnóstico errado na infância que apontava dano cerebral provocado por complicações no parto. O diagnóstico correto, de Síndrome de Asperger, veio já após a fama.

9. Vincent Van Gogh, pintor

É um dos nomes mais fortes da arte moderna e até hoje influencia diversos artistas com suas pinceladas impulsivas e expressivas. O pintor holandês consagrou-se como referência nas obras de natureza morta e paisagens, sempre usando cores dramáticas e vibrantes como o amarelo, sua cor favorita. A personalidade impulsiva e o constante apresso pela solidão eram algumas das características marcantes do artista.

10. Charles Darwin, biólogo

O cientista responsável por consolidar a teoria da evolução das espécies também apresentava características do autismo. Darwin era introspectivo, não gostava de intimidade, apresentava pouca maturidade emocional e passava longas horas caminhando sozinho. Essas características foram levantadas pelo psiquiatra norte-americano Michael Fitzgerald, que atribuiu a Síndrome de Asperger ao cientista inglês.

Supervisão: Lucilia Okamura - editora