No prato da pedagoga Silvia Leitis, 65 anos, só entram alimentos saudáveis. Ela toma muito cuidado com o que come e dá preferência para alimentos orgânicos, integrais, naturais, evitando assim conservantes e estabilizantes. Ela não tem dúvida de que seguir regras na hora de se alimentar resulta em qualidade de vida. ''O nosso organismo se desgasta com o avançar dos anos, tomo cuidado para que a alimentação não acelere este processo'', explicou.
No cardápio diário da pedagoga são incluídas frutas, verduras, castanhas e linhaça. ''O envelhecimento é algo certo, mas envelhecer com qualidade depende de cada um'', disse. Ela explicou que procura fornecer nutrientes para todo o corpo, inclusive para o cérebro.
Para saber exatamente quais e como os alimentos devem ser ingeridos, Silvia está sempre atenta às pesquisas científicas. ''Busco sempre notícias a respeito de alimentos saudáveis'', disse. Segundo ela, a disciplina com a alimentação exige dedicação, mas vale a pena. ''O tempo que perco pesquisando informações e analisando rótulos no supermercado eu ganho em saúde'', garantiu.
O segredo, segundo ela, é não exagerar. ''Não aboli nada da minha alimentação, mas sou muito comedida. Acho que todo extremo traz prejuízos e tudo na vida é uma questão de treinamento'', disse. Além de uma alimentação regrada, Sílvia não deixa de fazer atividade física. ''Quando você estimula a circulação, o cérebro passa a ser melhor irrigado. O primeiro sintoma que eu sinto depois de sair da academia é o bem-estar. A gente amadurece e percebe que isso realmente faz diferença''. (M.A.)

mockup