São Paulo - O que devo passar primeiro? Quando aplicar a vitamina C? E sérum? E o ácido? Quais os riscos de combinações de produtos? É para isso que serve o cronograma facial: para colocar os cuidados com a pele do rosto nos trilhos.

"O primeiro passo para é saber qual é o tipo da sua pele - seca, mista ou oleosa", ensina José Roberto Fraga Filho, dermatologista membro Titular da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), da clínica Dermagynus.

.
. | Foto: iStock

A rotina ideal para o rosto também vai depender da sua idade e necessidades. "É importante identificar se você tem a pele manchada, fotoenvelhecida, se é gestante ou está amamentando. Para cada tipo de situação há um tratamento específico", continua ele.

Além disso, também existem os cuidados específicos de acordo com a época do ano - o calor ou ou frio vão interferir nos produtos utilizados. Dito isso, vamos ao cronograma facial A finalidade dele é criar uma rotina racional para cada tipo de pele, idade e para cada tipo de necessidade.

"Nesse caso, menos é mais. Não é necessária uma rotina diária com 15 passos. Com poucos e eficazes produtos é possível alcançar resultados ótimos e duradouros", fala a dermatologista Fabiana Seidl, do Rio de Janeiro.

Duas vezes por dia, de manhã e à noite

Lavar o rosto com produto adequado para seu tipo de pele. "A higiene remove o excesso de oleosidade e impurezas, mantém os poros desobstruídos e prepara a região para receber os tratamentos", explica Seidl. "Para peles secas e sensíveis, preferimos sabonetes mais hidratantes, que são chamados de cremes de limpeza e tem ph mais próximo ao da pele; e sabonetes com ativos que regulem a secreção das glândulas sebáceas, como ácido salicílico, LHA e zinco, para peles oleosas e mistas", adiciona.

À noite, antes de lavar, aplique demaquilante ou água micelar para eliminar maquiagem e impurezas.

Pela manhã, todos os dias

Hidratar e aplicar um ativo antioxidante, como vitamina C ou vitamina E. Cremes, mais hidratantes, para peles normais e secas, e sérum para peles mistas e oleosas. Se ainda sentir necessidade, aplique o hidratante.

Passar o produto específico para a área dos olhos: a pele é fina, sofre com olheiras e é a primeira a ter rugas de expressão.

. Passar FPS mínimo 30

À noite, todos os dias

O produto que será utilizado como base da rotina da noite depende muito do seu objetivo. "Podemos usar ácidos que têm ação clareadora ou ação antirrugas se for o caso, ou produtos específicos para acne", fala Seidl.

Quantas vezes sentir necessidade

A hidratação labial sempre é bem-vinda, em qualquer estação do ano, momento do dia e inclusive antes de dormir.

Uma vez por semana

A esfoliação é indicada para eliminar células mortas, a renovação celular e ajudar os ativos dos produtos penetrarem melhor na pele. Porém, uma vez na semana é o suficiente. Mais do que isso pode gerar o famoso efeito rebote - a pele fica mais áspera, mais oleosa e mais opaca, tudo o que ninguém quer. "Em casa, a esfoliação química pode ser realizada com esfoliantes à base de ácidos, uma vez por semana, dependendo do tipo de pele.

As escovas de limpeza facial elétricas são bastante eficientes para promover a esfoliação física, devendo ser utilizadas de uma a duas vezes por semana. Peles mais oleosas e maduras se dão melhor com esfoliação química, enquanto para peles normais ou sensíveis a esfoliação física pode ser uma opção menos agressiva", observa a dermatologista.

Máscara facial também deve ser aplicada uma vez por semana, para um tratamento mais profundo e concentrado. "Máscaras faciais de carvão ativado, argila branca ou verde são excelentes opções para serem aplicadas uma vez por semana. Elas ajudam a controlar a oleosidade e auxiliam na remoção de resíduos que podem acabar obstruindo os poros, deixando a pele sem viço. O resultado é uma pele mais macia, luminosa e uniforme", observa a dermatologista.

****

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1