No dia 9 de fevereiro de 2012 a vida do funcionário público Carlos Augusto da Silva, 54 anos, mudou drasticamente. De lá para cá, ele já perdeu 40 quilos - e continua emagrecendo. Carlos se submeteu a uma cirurgia bariátrica e pela primeira vez está vivendo a vida de uma pessoa sem problemas com o sobrepeso. ''Eu sempre fui gordo, emagrecia apenas quando ficava doente'', disse.
Com 1,71 metro, Carlos chegou a pesar 134 quilos. O procedimento cirúrgico foi uma indicação médica, na época ele pesava 127 quilos. O preparo para a cirurgia foi longo e a mudança de vida foi um susto, principalmente por conta da alimentação. ''No início a alimentação é só líquida e a gente estranha, mas depois que a alimentação sólida é liberada fica mais fácil'', disse. Atualmente ele disse que come pouco, mas não sente fome e não tem dificuldade para se alimentar.
Para Carlos o que ficou do esforço e do risco da cirurgia é uma qualidade de vida muito melhor. ''Parece que me tiraram de uma camisa de força. Antes eu não conseguia tomar banho direito, toda a higiene pessoal era mais difícil e eu tinha dores constantes nas juntas. Hoje, sou muito mais feliz'', disse.
Carlos tinha consciência dos riscos de uma cirurgia como esta, mas sabia que passando ou não pelo procedimento, tinha um risco alto de morte por conta da obesidade. ''Risco por risco eu decidi tentar. Achei que valeria a pena e realmente valeu. Foi difícil, mas eu faria de novo''.
A busca pela qualidade de vida foi o que motivou a confeiteira Ivonete de Paula Mostaço, de 50 anos, a fazer a cirurgia bariátrica há cerca de um mês. Em menos de 15 dias, ela já tinha emagrecido 15 quilos e disse que está bem. Antes da cirurgia ela estava com 104 quilos. Ela deve retornar ao emprego na semana que vem.
O excesso de peso resultou em outras doenças como hipertensão arterial e pulmonar, o que reforçou a necessidade do procedimento. ''Correu tudo bem e estou ótima. ''O que mais quero é cruzar as pernas novamente''. (M.A.)

mockup