Organização é receita para dieta saudável
A construção de uma nova alimentação tem sido muito fundamentada nas velhas práticas, como tentar comer aquilo que preparamos em casa. Para Carolina Borghesi, nutricionista funcional em Londrina, a palavra-chave é organização.
"Grife o que você precisa comprar, cozinhe alimentos e congele. Deixe também alguns alimentos já picados e lavados", orienta. Para cozinhar, opte pelas panelas elétricas ou fabricadas com materiais que não necessitam de óleo, "porque as carnes, por exemplo, já têm a própria gordura que será liberada durante o preparo", completa.
Carolina explica que ter organização ajuda as pessoas a não comerem qualquer coisa ao chegar em casa, motivadas pelo cansaço. "Principalmente à noite, que é quando as pessoas mais pecam em qualidade e quantidade. Na hora da fome, ninguém vai ficar avaliando com o pensamento saudável sobre o que está ingerindo", acrescenta.
Ela ainda frisa sobre a importância das pessoas lerem os ingredientes nos rótulos, pois afirma que alguns alimentos práticos podem sim, ser consumidos. "Também temos restaurantes e lanchonetes que oferecem no cardápio opções mais saudáveis. O ideal é tentar equilibrar isso no dia a dia", comenta.
Karen Suenson é diretora da Papinha da Vovó em Londrina, que oferece cardápios saudáveis para toda a família há cinco anos. Ela revela que cada vez mais as pessoas estão interessadas em comer melhor com foco na saúde. "O emagrecimento acaba sendo uma consequência importante", afirma.
Com trocas inteligentes, a nutricionista diz que é possível comer de tudo. "Digo sempre que a ideia não é viver em dieta, mas reeducar nosso estilo de vida", finaliza. (M.O.)




