A nutricionista clínica e funcional, Tatiana Gois, diz que quem é intolerante à lactose precisa substituir o cálcio dos produtos lácteos por outros alimentos, garantindo um bom funcionamento do organismo.

"A gente pensa que só o leite tem cálcio e não é verdade. Existem outros alimentos, que de uma forma nosso corpo até absorve melhor que o leite. Por exemplo, os vegetais verde-escuros, como brócolis, espinafre, rúcula, agrião e temperos como salsinha e manjericão", aponta.

Também no topo da lista de alimentos ricos em cálcio estão a sardinha, que pode ser consumida grelhada, assada ou em forma de patê, o gergelim, aveia, grão de bico, semente de chia, linhaça, nozes e castanha do pará.

Ela ressalta ainda que há alimentos que aumentam a excreção de cálcio. Por exemplo, os refrigerantes à base de cola. "O ideal é evitar o consumo ao mesmo tempo, porque senão a pessoa vai perder esse cálcio que está sendo consumido", diz.

Em relação à soja, especialmente o leite, ela descarta a recomendação. "A soja não é uma boa fonte de cálcio. A não ser que seja um leite enriquecido com cálcio, mas acho que a melhor opção para os intolerantes à lactose são os leites vegetais, como o de aveia e de amêndoas", conclui. (M.O.)

mockup