A sede cultural da Associação Médica de Londrina (AML) sedia na terça-feira (12), das 14h às 17h, a ação local da campanha nacional "coração NA BATIDA certa", uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas (Sobrac) para promover a conscientização e a prevenção de doenças cardíacas.

Estarão presentes no saguão de entrada do prédio da AML Cultural ( rua Maestro Egídio Camargo do Amaral, 130, em frente à Concha Acústica), os médicos cardiologistas Luciane Cazarin, diretora do Departamento de Cardiologia da AML, Antonio Nechar Jr. e Fabiana Nechar.

Eles estarão acompanhados de duas enfermeiras e uma estagiária de enfermagem, que irão prestar o serviço de aferição de pressão e teste de glicemia gratuitos, enquanto os médicos orientam a população sobre cuidados com a saúde.

Desde 2007, a Sobrac promove ações de conscientização em prol da população, por meio da campanha “coração NA BATIDA certa”. O objetivo é levar ao público leigo informações consistentes sobre as arritmias cardíacas, suas causas e consequências, entre elas a morte súbita cardíaca. Em 2010, o dia 12 de novembro foi instituído oficialmente como Dia Nacional de Prevenção das Arritmias Cardíacas e Morte Súbita.

Durante o mês de novembro e no dia 12, são realizadas diversas ações da campanha em âmbito nacional, mobilizando diversos médicos e profissionais da área de saúde, além de personalidades, para orientar a população sobre as arritmias cardíacas e a morte súbita, com o propósito de reduzir o impacto das doenças cardiovasculares e mortes no país.

UMA A CADA QUATRO PESSOAS

Arritmias cardíacas são alterações no ritmo e/ou frequência dos batimentos do coração que ocorrem devido a anormalidades na geração ou na condução do estímulo elétrico do coração. De forma geral, se manifestam de três maneiras: quando o coração bate muito devagar (bradicardia), quando bate rápido demais (taquicardia) ou quando bate de forma irregular (fibrilação atrial, flutter atrial, extrassistoles ventriculares, entre outras).

De acordo com Luciane Cazarin, “a arritmia cardíaca pode acometer uma em cada quatro pessoas e é responsável pela morte súbita de cerca de 300 mil brasileiros todos os anos”, cita.

“As atividades programadas são de cunho educativo, servindo de alerta para a população leiga sobre prevenção, diagnóstico e tratamento das arritmias cardíacas. Vamos ensinar como detectar uma arritmia, quais são os sintomas e quando procurar o médico. É um evento de muita importância de alerta à comunidade”, explica Antonio Nechar Jr., que representa a Sobrac em Londrina.

PREVENÇÃO

Segundo ele, o principal trabalho da Sociedade Brasileira de Cardiologia é a prevenção. “No Brasil, hoje, morrem 400 mil pessoas por ano de doenças cardiovasculares, sendo que 30 mil a 50 mil têm morte súbita elétrica, quando o indivíduo cai imediatamente em parada cardíaca e o socorro tem que ocorrer muito rapidamente. Cada um minuto que passa que esse indivíduo não recebe o protocolo da assistência, ele perde 10% de chance de sobreviver”, alerta.

Para prevenir arritmias cardíacas, assim como outras doenças do aparelho cardiovascular, é preciso adotar hábitos de vida saudáveis: alimentação balanceada (rica em verduras, legumes, frutas e cereais); moderar, e se possível evitar, o consumo de bebidas alcoólicas e energéticos; cuidar da saúde emocional; evitar o sedentarismo, com a prática regular de atividades físicas (é fundamental uma avaliação cardiológica antes de iniciar uma rotina de exercícios mais intensos); consultar periodicamente um cardiologista.

AML CAST

O episódio 32 do AML Cast, que já está no ar nos canais da Associação Médica de Londrina no YouTube ( https://www.youtube.com/watch?v=JKv3_VGaihw ) e Spotify (https://open.spotify.com/episode/3jH7BQYWqcIFu4Li6Dh88u?si=ka8IJcmMTJuhLrYnvKWgSg), explica sobre arritmia cardíaca e trata da campanha “coração NA BATIDA certa”.

(Com informações da AML e Sobrac)