"O consumo de bebidas quentes em grande quantidade é benéfico para pessoas com quadro de gripe porque traz conforto respiratório, hidrata e fluidifica as secreções. Este é o principal motivo da melhora dos sintomas." Quem explica é a médica nutróloga e fitoterapeuta Marcella Garcêz Duarte. De acordo com ela, qualquer espécie de chá quente vai trazer benefícios, mas alguns alimentos e ervas possuem outros componentes importantes ao organismo.
"Quem quer prevenir ou curar gripe e resfriado deve ingerir alimentos saudáveis, especialmente frutas ricas em vitamina C, como laranja, morango, kiwi, acerola, que tem o papel de melhorar o sistema imunológico", salienta. De acordo com a médica, estudos comprovam que a vitamina C não impede que a pessoa fique resfriada, mas reduz o tempo e a intensidade dos sintomas.
As frutas podem ser consumidas in natura ou em forma de chás. Além delas, outros alimentos também beneficiam quem está com gripe e resfriado. "O chá de guaco é indicado porque melhora o sistema imunológico, o alho tem um princípio ativo com efeito antimicrobiano, o chá de hortelã (feito com folhas frescas) tem efeito adstringente, o gengibre melhora a circulação e o mel adicionado aos chás tem efeito fluidificante", complementa a médica. Marcella acrescenta que não é preciso consumir o alimento em forma de chá. "Quem não gosta do chá de alho pode comer dois ou três dentes refogados com a comida, por exemplo."
A médica ensina que o chá de frutas é indicado e pode ser enriquecido com gengibre, algumas gotas de limão e mel. "Para obter este chá, basta fazer um suco e aquecer. É possível fazer de morango, abacaxi, maracujá e também acrescentar canela, que possui propriedades benéficas ao organismo", reforça.
Na hora de preparar um chá com folha fresca é preciso ter certeza de que se trata da folha correta. Marcella explica que para as pessoas que não conhecem as ervas é mais seguro comprá-las em lojas de produtos naturais. "As melhores infusões são com as folhas frescas. Algumas desidratadas podem sofrer contaminação, por isso é preciso cuidado. Quem tem dúvidas pode optar pelo saquinho de chá comprado no supermercado e incluir uma rodelinha de gengibre e umas gotas de limão na hora do preparo", orienta. (M.A.)