Mais esporte por recomendação médica
Natação, taekwondo e futsal. Gabriel Augusto Zini Freitas, de 9 anos, também é bem ativo e vem aprendendo desde pequeno, o quanto praticar um esporte é legal. Ele começou a frequentar a piscina desde os 4 anos, por uma escolha dos pais. "Foi mais pela autonomia, uma questão de segurança para ele", conta a mãe Ana Cláudia Z. Freitas.
O taekwondo chamou a atenção dos pais pela disciplina e benefícios para a coordenação motora, já o futsal foi uma escolha de Gabriel. A mãe conta que matricular o filho em mais de uma modalidade partiu de uma recomendação do pediatra. "Como o Gabriel é maior que a média da idade, tanto na altura quanto no peso, o médico disse que seria bom se ele fizesse mais de uma atividade aeróbica", afirma.
Tiago Andrade Ogava, educador físico, trabalha com crianças há 10 anos, ensinando-as a nadar. Ele observa que muitos pais optam pelo esporte, visando a segurança dos filhos. "Eles querem que eles aprendam a nadar, mas também são motivados por médicos em casos de sobrepeso ou então problemas respiratórios", revela.
De fato, a natação é um dos esportes mais procurados já que tem uma série de benefícios na parte cardiorrespiratória, coordenação motora, agilidade, força e lateralidade. "Para quem tem algum tipo de limitação ou lesão, também é ótimo porque não tem impacto. A criança pode experimentar muitos movimentos e posições com o corpo, que não seriam possíveis fora da água", aponta. (M.O.)




