Cerca de 350 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe no Paraná. A campanha começou em 25 de abril e se estende até 13 de maio nas 2,2 mil unidades de saúde do Estado. A meta é vacinar cerca de 1,3 milhão de idosos (com 60 anos ou mais), gestantes, crianças de seis meses a dois anos, indígenas e trabalhadores de saúde que atuam no atendimento direto à população.

A vacina deste ano protege contra os três vírus influenza mais circulantes no País: influenza A (H3N2) - sazonal, influenza A (H1N1) e influenza tipo B. Estudos epidemiológicos e observação do comportamento dos vírus influenza mostraram que estes grupos são mais suscetíveis. "É muito importante que estes grupos sejam imunizados, porque a vacina é eficaz e reduz o risco de internações por neumonia", afirmou o secretário de Estado da Saúde, Michele Caputo Neto, que acompanhou o dia "D" de vacinação contra a Influenza (gripe) na Unidade de Saúde do Servidor Pardinho, em Curitiba.

Ele destacou ainda que a campanha será intensificada nos próximos dias nas 22 regionais de Saúde. "Queremos atingir a meta no Estado inteiro. Por isso, vamos incentivar os municípios a estruturar postos volantes para mobilizar os cidadãos que geralmente não procuram as unidades de saúde", reiterou. A secretária de Saúde de Curitiba, Eliane Chomatas, também participou da iniciativa.

A Secretaria da Saúde recomenda que as pessoas que estiverem doentes (febre alta ou moderada) adiem a vacinação até que estejam melhores. A vacina só é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia severa ao ovo de galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina e também para pessoas que apresentaram reações anafiláticas graves a doses anteriores.

mockup