A secretaria municipal de Saúde de Londrina promove o Dia D da Campanha Nacional de Multivacinação 2021 neste sábado (16), das 8h às 17h, que visa atualizar a caderneta de vacinas de crianças e adolescentes de 0 a 14 anos. O Dia D ocorrerá em todo o território nacional e em Londrina 31 Unidades Básicas de Saúde da zona urbana estarão abertas neste dia. As unidades respiratórias, que atendem exclusivamente os casos suspeitos de Covid-19, e as unidades que vacinam apenas contra a Covid-19, não vão participar da Campanha de Multivacinação.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina realiza Dia D de Multivacinação neste sábado
| Foto: Marcos Zanutto - 05-08-2018

Somente para o Dia D, a Prefeitura disponibilizou o agendamento pela internet. Os que não quiserem agendar pelo site, também podem procurar diretamente a UBS e fazer o agendamento por telefone ou presencialmente. Foram ofertadas 3.674 vagas para o Dia D, sendo 1.674 para os agendamentos realizados pelo Portal da Prefeitura e 2.000 para os que forem feitos diretamente nas unidades básicas. Clique aqui para conferir o telefone e endereço da UBS mais próxima da residência.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina realiza Dia D de Multivacinação neste sábado
| Foto: Divulgação

LEIA TAMBÉM:

- Vacina contra Covid em crianças: pesquisas avançam e expectativas aumentam

PAIS OU RESPONSÁVEIS

No dia da imunização as crianças e adolescentes precisam estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis. Também é necessário apresentar um documento de identificação e a Carteira de Vacinação. Na Campanha de Multivacinação estão sendo administradas vacinas importantes, que protegem contra o sarampo, pneumonia, hepatite, meningite, rubéola, caxumba, rotavírus, entre outras doenças. A campanha prossegue até o dia 29 de outubro.

O secretário municipal de Saúde, Felippe Machado, disse que a campanha vem com um grande desafio, no sentido de mobilizar as equipes para realizar buscas ativas de todo o público-alvo, a fim melhorar a cobertura vacinal das crianças e adolescentes e, com isso, prevenir doenças. “Isso é muito importante, sobretudo devido ao retorno das aulas presenciais e o risco do surgimento ou aumento dessas doenças, caso essa população não esteja com suas vacinas em dia”, apontou.

Durante a semana, desde o dia 1º, a Campanha de Multivacinação é realizada nas unidades básicas das zona rural e urbana, com exceção das que são exclusivas para pacientes com sintomas de Covid-19 e salas de vacinação Covid-19. Com exceção do Dia D, o agendamento deve ser feito diretamente na UBS, por telefone ou presencialmente. O funcionamento das unidades é de segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 7h às 19h.

INFLUENZA

De acordo com a SMS, durante o mês de outubro, a vacina contra a influenza (vírus da gripe) ainda pode ser aplicada se surgir pacientes que ainda não tenham sido vacinados. A vacina contra a gripe é voltada a pessoas acima de 6 meses de idade. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1