A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina recebeu mais um lote com 35 mil doses de vacinas contra a gripe que permitiu reabrir a agenda de vacinação nas Unidades Básicas de Saúde. Recentemente a Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza foi estendida para toda a população. Com isso, todas as pessoas acima de seis meses de idade podem se vacinar contra a gripe, pelo SUS (Sistema Único de Saúde). As doses estão sendo aplicadas nas UBSs, com exceção das unidades respiratórias, que atendem exclusivamente os casos suspeitos de Covid-19, e as unidades que vacinam apenas contra a Covid-19. A campanha seguirá enquanto houver estoque do imunizante.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina reabre agenda de vacinação contra gripe nas UBSs
| Foto: Vivian Honorato - N.Com

Para receber a dose, é necessário agendar data e o horário da aplicação. Apenas na UBS da Vila Casoni (região central) o agendamento é realizado pela internet, por meio do Portal da Prefeitura . Nas outras unidades o agendamento deve ser feito por telefone. Confira aqui os telefones e endereços de todos os locais. É necessário apresentar documento com foto e a carteira de vacinação, caso tenha, no ato da vacinação. As crianças devem estar acompanhadas de seus pais ou responsáveis. A vacina da gripe é contraindicada para pessoas com alergia ao ovo ou ao látex.

“No caso das crianças, é fundamental que os pais e responsáveis garantam o direito sagrado que elas têm de tomar a vacina. O vírus da influenza é grave e que em casos mais extremos pode levar ao óbito”, reforçou o secretário municipal de Saúde, Felippe Machado.

RECOMENDAÇÃO

Como a vacinação contra a gripe coincide com a da contra a Covid-19, a recomendação do Ministério da Saúde é que as pessoas se imunizem primeiro contra a Covid. Depois, respeitando um intervalo mínimo de 14 dias entre as aplicações, procure a vacina contra a gripe. Além disso, as pessoas que positivaram para a Covid-19 devem esperar quatro semanas do início dos sintomas ou da confirmação do diagnóstico para serem vacinadas contra a gripe.

A vacina ofertada pelo SUS é a trivalente, que protege contra as três cepas do vírus que tiveram maior circulação recentemente e são da linhagem A H1N1 e H3N2 e B/Victoria. A aplicação é em dose única, exceto para as crianças que receberem a vacina pela primeira vez. Neste caso, os pais ou responsáveis também precisam agendar a segunda dose.

APENAS 53%

Em Londrina, até o dia 20 de julho, foram aplicadas 178.439 doses, que correspondem a 53,7% de cobertura vacinal do público-alvo. A maior parte das doses (62.965) foi aplicada no grupo de idosos; seguido pela população em geral (57.287); crianças (25.768); trabalhadores da saúde (16.922); pessoas com comorbidades (6.972); professores (4.353); gestantes (3.123); puérperas (364); profissionais das forças de segurança (333); trabalhadores de transporte (143); população privada de liberdade (97); caminhoneiros (94); pessoas com deficiência (12); indígenas (4); profissional das forças armadas (1); funcionário do sistema prisional (1). (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1