A secretaria municipal de Saúde de Londrina participa da Campanha Julho Amarelo, que reforça as ações preventivas e de controle das hepatites virais, em alusão à data de 28 de Julho – Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. As hepatites causam inflamação no fígado e podem ser letais, sendo os tipos A, B e C os mais comuns no país.

Imagem ilustrativa da imagem Londrina amplia horário para realizar testes rápidos a partir desta segunda
| Foto: Vivian Honorato - N.Com

Como parte da campanha, o Programa Municipal de IST/HIV/Aids/Sífilis/Hepatites B e C e Tuberculose vai ofertar, a partir de segunda-feira (26), um horário ampliado de atendimento para testes rápidos no Centro de Testagem e Aconselhamento.

Os testes rápidos são sigilosos e permitem identificar se houve contágio por HIV e sífilis, assim como as hepatites B e C. O diagnóstico precoce é importante pois as hepatites virais podem permanecer “silenciosas” por muitos anos, sem manifestar nenhum sintoma.

A ação, que será realizada até a próxima quinta-feira (29), inclui ainda o aconselhamento dos usuários e distribuição de kits, contendo materiais informativos, preservativos masculino e feminino e gel lubrificante.

Para realizar a testagem rápida no CTA, é recomendado agendar um horário com antecedência, por meio do Portal da Prefeitura. Em caso de dúvidas, basta entrar em contato com a equipe pelos telefones (43) 3378-0146 ou 3378-0147, das 7h às 12h30, de segunda a sexta-feira.

O Centro de Testagem e Aconselhamento fica na Alameda Manoel Ribas, 1, no segundo andar. No dia e horário do atendimento, é preciso ter em mãos um documento pessoal de identificação com foto.

VACINA

A hepatite A é uma doença que pode ser transmitida pela ingestão de água e alimentos contaminados, e geralmente é muito comum na infância. Já os tipos B e C registram, principalmente, vias de contaminação por sangue. As hepatites A e B também são consideradas Infecções Sexualmente Transmissíveis.

As hepatites são o segundo maior grupo de doenças infecciosas letais no mundo. No entanto, há vacinas para prevenir os tipos A e B, e essas estão disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde.

A vacina contra hepatite A é aplicada em uma dose, na idade de 15 meses a até 4 anos. Já o imunizante contra hepatite B, oferecido pelo SUS desde a década de 90, deve ser aplicado ao nascer, nas primeiras 24 horas de vida. E depois, em dose isolada ou na vacina Pentavalente, são mais três doses com intervalos de, no mínimo, 60 dias. O esquema indicado é 1ª dose aos 2 meses; 2ª dose aos 4 meses; e 3ª dose aos 6 meses. Jovens e adultos que não se vacinaram na infância também devem receber as três doses contra hepatite B. (Com informações do N.Com)

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1