Livro aborda terapias que ajudam no TDAH
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012
Fernanda Borges <br> Reportagem Local 
Crianças e adolescentes inquietos, impulsivos e com dificuldade de concentração podem ser portadores do Transtorno do Deficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). Pesquisas recentes revelam que o TDAH é o transtorno mais comum na infância e na adolescência e acomete até 10% da população em idade escolar. Para esclarecer as dúvidas sobre o problema, saber como diagnosticar e conhecer as terapias utilizadas no tratamento, o médico psiquiatra Gustavo Teixeira, lançou o livro ''Desatentos e hiperativos: manual para alunos, pais e professores'' (Editora Best Seller).
De acordo com o psiquiatra especialista em saúde mental infantil, portadores de TDAH apresentam dificuldade nas funções executivas do cérebro e, com isso, a capacidade de organização e a disciplina são prejudicadas. ''Pais e professores desempenham um papel fundamental no tratamento e devem ficar atentos aos problemas de aprendizado ou de relacionamento social dos filhos e alunos'', explica. A obra, destinada a pais, professores e portadores, aborda também as causas, os prejuízos ao longo da vida, as técnicas e orientações eficientes de tratamento para ajudar crianças e adolescentes com TDAH em casa e na escola.
Combinação de sintomas
O TDAH é um transtorno neurobiológico, de causas genéticas, que aparece na infância e frequentemente acompanha o indivíduo por toda a sua vida. Ele se caracteriza por sintomas de desatenção, inquietude e impulsividade. Pesquisas apontam que o TDAH é o transtorno mais comum em crianças e adolescentes encaminhados para serviços especializados. Ele ocorre em 3% a 5% das crianças, em várias regiões diferentes do mundo em que já foi pesquisado. Em mais da metade dos casos o transtorno acompanha o indivíduo na vida adulta, embora os sintomas de inquietude sejam mais brandos.

