Formada por cerca de 30 estudantes de seis cursos de graduação da UEL (Universidade Estadual de Londrina), a Lasmen (Liga Acadêmica de Saúde Mental) disponibiliza material informativo on-line sobre saúde mental. Em especial durante o período de isolamento social, devido ao novo coronavírus, a equipe disponibiliza na rede social (https://www.instagram.com/lasmenuel/) atividades voltadas para o autoconhecimento e autocuidado, como enquetes e sugestões de mídias.

O objetivo da Lasmen é desconstruir determinados pensamentos que causam sofrimento, além de despertar conhecimento e fornecer apoio para as pessoas que necessitam. Segundo a presidente da Liga, a estudante do curso de enfermagem, Eliza Scruk Sanches, para as pessoas que não sabem lidar bem com a situação de isolamento e demais necessidades, é feito o encaminhando para o acolhimento on-line do Núcleo de Apoio ao Docente e ao Discente do Centro de Ciências da Saúde. As informações são da Agência UEL.

Na rede social, também está disponibilizado o Mapa da Saúde Mental, que orienta qual serviço de saúde procurar e o número de telefone, conforme o desconforto sentido ou local que a pessoa estiver.

OUTROS SERVIÇOS

Serviços da UEL também são divulgados, entre eles o Sebec (Serviço de Bem-estar à Comunidade), a Clínica Psicológica, a Dasc (Divisão de Assistência à Saúde da Comunidade), o NADD/CCS, e o Nepic (Núcleo de Estudos em Práticas Integrativas e Complementares em Saúde). Pertencentes ao SUS (Sistema Único de Saúde), estão o Caps 3 (Centro de Atenção Psicossocial) e Unidade de Pronto Atendimento. Além desses, estão o Samu e o CVV (Centro de Valorização da Vida).

Sanches conta ainda que muitas pessoas procuraram o grupo para pedir ajuda e a criação do Mapa da Saúde Mental foi, justamente, para reunir e facilitar o acesso às informações. O grupo então se mobilizou para levantar os dados sobre os locais disponíveis para atendimento. "O que podemos fazer é encaminhar, não podemos nos oferecer para escuta porque somos alunos", explica.

COMO COMEÇOU

As atividade da Liga Acadêmica de Saúde Mental começaram em outubro do ano passado, com o repasse de informação e orientação. O objetivo é auxiliar na manutenção da saúde mental de alunos, professores e servidores da UEL, e também pessoas de outras instituições.

"Por experiência própria dos membros, a gente sabe o quanto é importante ter um acompanhamento, um lugar onde a gente possa recorrer quando não se sentir bem", relata Alexandra Chanton, diretoria de Marketing da Lasmen e estudante do curso de educação física. "Saúde mental não é interesse de um só grupo de estudantes, aborda todo mundo. É por isso que temos vários cursos da área da saúde na Liga. Cada um é uma ponte", afirma.

Atualmente, a Liga é formada por estudantes dos cursos de educação física, enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina e psicologia, que recebem orientação da professora Regina Célia Bueno Rezende Machado, do Departamento de Enfermagem. Realizam encontros quinzenais, palestras e intervenções voltadas para o tema, com o objetivo de despertar o conhecimento e, ao mesmo tempo, propiciar condições para diminuir o sofrimento psíquico. São regidos por um estatuto e regularizados na Pró-reitoria de Graduação.

A Lasmen é composto por diretoria e demais integrantes. Além de Eliza Scruk e Alexandra Chanton, a diretoria é formada pelas estudantes de enfermagem Dayane Wolff Carlin (vice-presidente) e Emanuelly Bueno Bovo (tesoureira), pela aluna de fisioterapia Geovana Pizzaia Pretti (secretária), e pelos estudantes de psicologia Bianca Fernanda Toledo, de farmácia Felipe Adolpho Silvano, e de medicina, Rhaiany Lisboa dos Santos, que compõem a diretoria científica.

VISIBILIDADE

"Queremos com isso aumentar a visibilidade dessa área incrível, incentivar o conhecimento e até mesmo propiciar saúde mental para esses futuros profissionais. Na prática, vemos o quanto faz falta, tanto para nós, quanto para as pessoas que atendemos", diz Scruk.

Chanton conta que, para levar informação para outras pessoas, é necessário que eles aprendam antes, mas devido ao formato do estudo e das pesquisas, buscar informação e conhecimento especializado deixa de ser chato e maçante. Além disso, os aprendizados surgem de diversas formas. "Ajuda a ser mais humano, a ter mais empatia com o outro", afirma.

SERVIÇO - Mais informações sobre o Lasmen pelo e-mail [email protected] ou no perfil @lasmenuel.