São Paulo - Diante do risco de contrair uma doença nova, como a Covid-19, é comum buscar meios de fortalecer as defesas do organismo. No caso das crianças, o sistema imunológico está em desenvolvimento. Para responder bem às ameaças, é essencial ter hábitos saudáveis e não depositar esperanças em um produto "milagroso".

Imagem ilustrativa da imagem Imunidade em crianças: hábitos saudáveis são essenciais
| Foto: iStock

Alessandra Miramontes Lima, pediatra especialista em alergia e imunologia do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, explica que o sistema imunológico é dividido em duas partes: inato, que já nasce com a pessoa e não tem defesa específica para alguns vírus e bactérias; e adaptativo, que reconhece as diferentes "ameaças" e cria uma memória imunológica.

O sistema adaptativo é desenvolvido conforme a criança vai crescendo.Segundo Lima, a imaturidade do sistema imune infantil aliada a outros fatores, como poluição, higiene e convivência social, explicam porque as crianças ficam resfriadas com mais frequência que os adultos.

Renato Kfouri, infectologista e pediatra da Associação Paulista de Medicina, lembra que em ambientes como escolas e creches, além de contato com outras crianças, há compartilhamento de brinquedos e ambientes fechados que favorecem o contágio. "O distanciamento reduziu não só a Covid-19, mas todas as doenças respiratórias, mostrando o papel que a convivência tem na transmissão", diz.

Outro efeito da pandemia foi a redução da quantidade de consultas e o adiamento da vacinação por medo de sair de casa. "Atrasar o calendário vacinal pode causar, após a pandemia, uma onda de doenças que já estavam controladas", diz.A resposta imune do recém-nascido conta com os anticorpos que a mãe adquiriu ao longo da vida, estes são transferidos na gestação e pela amamentação. "O leite materno modula o sistema imunológico da criança para o resto da vida, prevenindo alergias e infecções", destaca Kfouri.

Segundo os pediatras, as principais recomendações para manter uma boa imunidade, além do aleitamento materno, é ter alimentação saudável, a caderneta de vacinação em dia, boa prática de higiene e consultar o pediatra com frequência.Além disso, outros hábitos que são importantes para a saúde como um todo também devem ser considerados, como sono regular, tomar sol e fazer atividade física frequente.

Imagem ilustrativa da imagem Imunidade em crianças: hábitos saudáveis são essenciais
| Foto: iStock
Imagem ilustrativa da imagem Imunidade em crianças: hábitos saudáveis são essenciais
| Foto: iStock