Além da terapia bioprogressiva, outros métodos da ortodontia possibilitam uma boa recuperação dos dentes ou mordidas tortas. A professora do mestrado em odontologia da Universidade Norte do Paraná (Unopar), Paula Navarro, ressalta que independentemente da técnica, o que importa é a capacitação do profissional responsável em fazer o diagnóstico do problema e iniciar o tratamento.
''O importante é o treinamento do profissional. Na ortodontia precisamos respeitar a análise facial, pesquisar como vai ficar o rosto do paciente, perfil e até mesmo o sorriso, quanto ele mostra da gengiva, dos dentes, etc. Estabelecer um plano de tratamento é o mais importante, os meios que serão utilizados não importa, desde que seja aquele que o profissional melhor sabe fazer'', enfatiza.
O mestrado conta com área de concentração em ortodontia e ensina diversas técnicas aos alunos, inclusive a terapia bioprogressiva. Segundo Paula, é fato que a bioprogressiva proporciona forças mais suaves e outros procedimentos diferenciados. Porém, ela volta a destacar que o mais importante num tratamento ortodôntico é o resultado final. ''Esta (bioprogressiva) é uma técnica diferente, mas temos inúmeras outras que também proporcionam bons resultados. Daí a importância de um profissional bem treinado para fazer o melhor'', afirma. (F.B.)

mockup