| |

Saúde 5m de leitura

HU de Londrina conta com um Ambulatório de Asma Grave

Doença mata de 3 a 5 brasileiros por dia; muitas dessas mortes poderiam ser evitadas, já que há tratamento disponível

ATUALIZAÇÃO
05 de maio de 2023

Reportagem local
AUTOR

Imagem ilustrativa da imagem HU de Londrina conta com um Ambulatório de Asma Grave

“Infelizmente, a asma ainda mata de 3 a 5 brasileiros por dia, sendo que muitas dessas mortes poderiam ser evitadas, já que a doença tem tratamento disponível.” A informação é da pneumologista Fátima Chibana Soares, coordenadora do Ambulatório de Asma grave e do Centro Aplicador de Imunológicos para Asma do AEHU (Ambulatório de Especialidades do Hospital Universitário de Londrina).  

Segundo ela, a asma é a terceira causa de hospitalização no SUS (Sistema Único de Saúde), afetando principalmente crianças menores de 10 anos. Soares, que também é docente de pneumologia do Departamento de Clínica Médica do curso de medicina da UEL (Universidade Estadual de Londrina), explica que a asma é uma doença inflamatória crônica das vias aéreas inferiores.

Entre os principais sintomas estão a tosse persistente, o chiado no peito e a falta de ar. Esses sintomas podem ser desencadeados por diversos fatores, como poeira, bolor, pólen, produtos químicos, cigarro, exercício físico e estresse, além de outros alérgenos. A asma também pode estar associada a outras doenças alérgicas, como a rinite e a dermatite.

No Brasil, estima-se que 20% a 23% da população sejam asmáticas, porém apenas 12% têm o diagnóstico da doença e, desses pacientes, menos da metade está bem controlada ou adequadamente tratada. “Diante desse cenário, o Ambulatório de Asma Grave do HU da UEL realiza um mutirão de espirometria, um exame importante para o acompanhamento e classificação da gravidade da asma e de outras doenças pulmonares”, explica, se referindo a um evento realizado recentemente, para marcar o Dia Mundial de Combate à Asma, comemorado no dia 2 de maio.

Desde 2012, o AEHU/UEL conta com o Ambulatório de Asma Grave e um Centro Aplicador de Imunobiológicos para Asma, que atendem os cerca de 500 pacientes cadastrados. Desse total, em torno de 100 recebem imunobiológicos regularmente. No entanto, para a pneumologista essa iniciativa ainda não é suficiente para atender toda a demanda da região, já que muitos asmáticos ainda não recebem o tratamento adequado e alguns sequer sabem que têm a doença.

CONSCIENTIZAÇÃO 

“É fundamental que haja mais investimento em prevenção, diagnóstico e tratamento da asma, a fim de reduzir o número de hospitalizações e mortes pela doença no Brasil. Além do investimento em prevenção, diagnóstico e tratamento da asma, é essencial que haja também uma conscientização da população em relação à doença. É preciso disseminar informações sobre os sintomas, fatores de risco, diagnóstico e tratamento da asma, a fim de que mais pessoas possam identificar precocemente a doença e buscar ajuda médica”, considera.

Para ela, a conscientização também é importante para que haja uma redução do estigma em torno da asma. “Muitas vezes, a falta de informação leva as pessoas a considerarem a asma como uma doença simples ou até mesmo como um sinal de fraqueza, o que pode levar os pacientes a não buscarem ajuda médica ou a não seguirem o tratamento adequadamente”, ressalta.

“Por isso, é fundamental que haja uma ampla campanha de conscientização sobre a asma, envolvendo não só os profissionais de saúde, mas também as escolas, empresas e a sociedade em geral. Somente com a conscientização e a disseminação de informações precisas será possível reduzir o impacto da asma na população brasileira”, ressalta.  (Com informações da Assessoria do HU de Londrina)

Esse conteúdo é restrito para assinantes...
Faça seu login clicando aqui.
Assine clicando aqui.

PUBLICAÇÕES RELACIONADAS