Imagem ilustrativa da imagem Hemocentro do HU de Londrina precisa de doadores
| Foto: Roberto Custódio - 18-03-2020

A direção do Hemocentro Regional de Londrina, do HU-UEL (Hospital Universitário da Universidade Estadual de Londrina) informa que os estoques de todos os tipos sanguíneos estão baixos. Portanto, a instituição convida a população a doar sangue.

Atualmente, o serviço fornece hemocomponentes a 22 hospitais da rede pública, que compõem a 17ª Regional de Saúde, entre eles o HU, o Hospital do Câncer e a santa Casa de Cambé. Por isso, é necessário manter os estoques de sangue em níveis seguros para atendimento aos pacientes.

REQUISITOS

Para realizar a doação é essencial: estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 59 anos (candidatos à doação de 16 a 17 anos é imprescindível a presença do responsável legal); pesar no mínimo 50kg; além de estar descansado, alimentado e apresentar documento oficial com foto.

CUIDADOS APÓS A DOAÇÃO

Antes de sair do local da coleta de sangue, beba pelo menos 2 copos (300ml) de líquido e coma o lanche, para repor as perdas da doação. E se for dirigir, aguardar pelo menos 30 minutos (se sentir mal estar, parar o veículo imediatamente). Também é importante ingerir bastante líquido durante todo o dia da doação; não fumar por 1 hora após a doação; não realizar exercícios intensos no dia da doação; não fazer força ou carregar peso com o braço que foi puncionado; não volte ao trabalho no mesmo dia se sua ocupação for perigosa (altura, instrumentos de corte ou prensa, aviação, transporte de pessoas ou cargas, etc). Se sentir tontura ou sensação de desmaio, sente-se ou deite-se e aguarde. Persistindo os sintomas, retorne para avaliação e orientação

COMPONENTES

Após a doação, o sangue é processado e pode ser fracionado para produzir os seguintes componentes: concentrado de hemácias (os chamados glóbulos vermelhos, responsáveis pelo transporte de oxigênio por todo o corpo), plasma fresco congelado (a parte líquida do sangue, que contém proteínas e fatores de coagulação), concentrado de plaquetas (componentes responsáveis pela coagulação e prevenção de sangramentos anormais), crioprecipitado (fração do plasma, que contém, principalmente, fibrinogênio).

REDE NO PARANÁ

O Hemocentro de Londrina faz parte da rede Hemepar, composta também pelos hemocentros regionais de Guarapuava, Cascavel, Maringá, além do Hemocentro coordenador de Curitiba. Também fazem parte oito hemonúcleos de Ponta Grossa, Pato Branco, Francisco Beltrão, Foz do Iguaçu, Campo Mourão, Umuarama, Paranavaí e Apucarana; além das nove unidades de Coleta e Transfusão de Sangue - Paranaguá, Irati, União da Vitória, Cianorte, Cornélio Procópio, Jacarezinho, Toledo, Telêmaco Borba e Ivaiporã.

SERVIÇO - A doação de sangue deve ser agendada através do site http://www.saude.pr.gov.br/doacao . O Hemocentro Regional de Londrina fica em prédio anexo ao HU, na rua Cláudio Donisete Cavalieri, 156.  Mais informações pelo fone (43) 3371-2218 ou (43) 3371-2356.