A pandemia provocada pela Covid-19 tem mexido com os sentimentos e emoções das pessoas. O isolamento social pode provocar angústia, ansiedade, estresse e depressão e nesse momento a atitude mais recomendada é procurar ajuda para lidar com tudo isso.

Imagem ilustrativa da imagem Guia de acolhimento psicológico no Paraná durante a pandemia
| Foto: iStock

“É natural que a gente responda de alguma forma. Os casos estão aumentando e esse suporte psicológico é de extrema importância, porque a gente está passando por uma condição nova e tem muita gente com nível muito elevado de ansiedade”, apontou Vanessa Ximenes, psicóloga clínica e membro do “Projeto Suporte Psicológico Covid-19', da UEL (Universidade Estadual de Londrina). Segundo ela, o projeto atende profissionais que atuam direta e indiretamente no combate à Covid-19 e estão impactados nesta pandemia.

Em Maringá (Noroeste), cuja prefeitura foi uma das primeiras a oferecer acolhimento psicológico para a população, a coordenadora de saúde mental da secretaria de Saúde, Maria Heloísa Cella, afirma que houve aumento dos agravos de transtornos mentais. “Nós redirecionamos essas pessoas para que percebam outras atividades, coisas que possam fazer dentro da casa mesmo”, apontou.

A reportagem fez um levantamento de algumas opções de apoio ou acolhimento psicológico. Confira:

CVV

O CVV (Centro de Valorização da Vida - https://www.cvv.org.br/) oferece apoio emocional e prevenção do suicídio por telefone, e-mail e chat 24 horas todos os dias. O telefone é o 188, mas em decorrência da pandemia do Covid-19, há uma redução de voluntários nos postos de atendimento e, consequentemente, limitações na oferta do serviço. Por isso, sugere o site (https://coronavirus.saude.gov.br/) e a leitura da seção “Saúde Brasil” (https://saudebrasil.saude.gov.br/), que mantém orientações sobre ações e hábitos que ajudam na manutenção da boa saúde física e emocional.

GOVERNO DO PARANÁ

O projeto de atendimento psicológico à população durante a pandemia do coronavírus é uma parceria do governo do Paraná com o CRP (Conselho Regional de Psicologia do Paraná), além dos psicólogos voluntários. O cadastro pode ser feito pelo site https://cutt.ly/VuvGCTT e o aplicativo pode ser baixado pela página https://cutt.ly/GuvG2nt. Para os profissionais de saúde há um serviço disponível pelo 0800-645-5558, das 8h às 20h, todos os dias.

LONDRINA

A Prefeitura de Londrina, em parceria com a UEL (Universidade Estadual de Londrina), oferece o serviço pelo 0800-400-1234. As ligações são gratuitas, no telefone fixo e celular, e o atendimento sobre a doença ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 22 h. Além de tirar dúvidas dos pacientes sobre os sintomas de coronavírus, os atendentes informam se é preciso ir até uma unidade de saúde, e dão suporte psicológico.

UEL

O Projeto Suporte Psicológico Covid-19 atende médicos, enfermeiros, assistentes, farmacêuticos e demais profissionais dos serviços referenciados para o combate à pandemia, como policiais e bombeiros. O telefone é o (43) 3371-4513 (WhatsApp). É preciso informar nome, horário e dias disponíveis para atendimento, além da plataforma que deseja ser atendido. O atendimento será realizado de forma remota. Mais informações no Instagram pelo endereço @psicouel.covid

APUCARANA

O grupo de Psicólogos Voluntários de Apucarana, composto por profissionais da rede pública e privada, realiza um serviço de acolhimento psicológico on-line. Acesse a lista pelo endereço: https://cutt.ly/WuvDHCA ou pelo Instagram @psicologosvoluntariosapucarana.

ARAPONGAS

Prefeitura de Arapongas- Serviço oferecido pelo fone 3902-1182. A ligações têm tempo máximo de 20 minutos. Os e-mails devem ser enviados para [email protected] e serão respondidos de acordo com a demanda e escala dos psicólogos.

CURITIBA

Na capital paranaense está em funcionamento o serviço TelePaz, criado pela prefeitura, e ofertado pelo fone (41) 3350-8500 (para toda a população) e 3350-8200 (para servidores municipais). O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

CASCAVEL

A Secretaria de Saúde de Cascavel e os Serviços Especializados disponibilizam atendimentos psicológicos de forma sigilosa, pelo telefone (45) 3321-2130. O serviço é oferecido aos profissionais, pacientes e população.

FOZ DO IGUAÇU

A Prefeitura de Foz do Iguaçu em parceria com o Centro Universitário UniAmérica oferece o serviço de acolhimento psicológico pelo telefone (45) 2105-9003. O atendimento é gratuito e está disponível de segunda a sábado das 7h às 18h.

IRATI

Nuhtra (Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Práticas sobre a Relação Homem e Trabalho) da Unicentro (Universidade Estadual do Centro) oferece acolhimento psicológico a profissionais de saúde pelo telefone (42) 99964-0384.Os psicólogos que quiserem se juntar à causa também podem se voluntariar através do preenchimento de um formulário disponível no Facebook do Nuhtra (https://forms.gle/TTu729Xt5eX3hufF8). Demais dúvidas sobre essa ação podem ser enviadas pelos emails [email protected] ou [email protected].

MARINGÁ

A Prefeitura de Maringá disponibiliza o plantão de acolhimento psicológico.Equipe de psicólogos da secretaria de Saúde fica disponível para atendimento pelo fone (44) 3309-4700, das 7h às 19h.

PARANAVAÍ

A Prefeitura de Paranavaí oferece aconselhamento psicológico gratuito por telefone - (44) 3900-0020. O atendimento está disponível de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12h e das 13h30 às 17h.

PONTA GROSSA

Parceria da prefeitura municipal, UEPG (Universidade Estadual de Ponta Grossa) e Faculdade Santana resultou no atendimento psicológico da população. Na UEPG o atendimento é pelo fone 0800-200 4300, das 8h às 22h, inclusive nos fins de semana. Já a central da Covid-19 da prefeitura funciona também das 8h às 22h, pelo fone 3220-1019.

UBIRATÃ

A prefeitura municipal disponibiliza atendimento psicológico on-line pelo whatsapp (44) 3543-2995. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h.

UNIÃO DA VITÓRIA

O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania da Comarca de União da Vitória criou o programa Rede de Ajuda Cejusc/Coronavírus, um canal de acolhimento e primeiros socorro psicológicos que serve de amparo à comunidade local. Informações pelo e-mail [email protected] ou pelo Instagram @rededeajudacejusc.