Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), estimam-se que surjam 66.280 novos casos de câncer de mama, no Brasil, a cada ano do triênio 2020, 2021 e 2022. Para reforçar a conscientização e o debate sobre a doença, o Instituto Avon, organização não-governamental que atua na defesa de direitos fundamentais da mulher por meio de ações e iniciativas na resposta ao câncer de mama e no enfrentamento à violência contra mulheres e meninas, realiza, no dia 7 de outubro, às 16h, a 9ª edição do Giro Pela Vida. O evento, on-line e gratuito, conta com uma programação especial repleta de informações sobre os avanços nos cuidados e tratamentos, diretos das pacientes e histórias inspiradoras. Para acompanhar o evento, basta acessar as redes sociais do Instituto Avon ou o site oficial do evento: https://www.giropelavida.com.br .

Imagem ilustrativa da imagem Giro Pela Vida promove discussão on-line sobre câncer de mama
| Foto: iStock

"A troca de informação de qualidade para que nenhuma mulher fique no escuro sobre o câncer de mama sempre foi extremamente importante e, neste momento, particularmente urgente. A 9ª Edição do Giro Pela Vida será dividida em três temas fundamentais para que mulheres saibam mais sobre o cuidado com a própria saúde, sobre a doença e sobre seus direitos em relação ao diagnóstico e tratamento. Contaremos com profissionais especializados e um conteúdo rico para destacar a importância de olharmos para essa causa, de conversarmos sobre o assunto e dividirmos o que aprendemos com homens e mulheres, ampliando a comunicação sobre cuidados com as mamas", explica Daniela Grelin, diretora executiva do Instituto Avon.

O Giro pela Vida é parte da campanha "Todo Mundo Tem Peito. Cuide do Seu.", cujo o objetivo é incentivar a conscientização, o autocuidado, o diagnóstico precoce e o acesso ao tratamento, principalmente durante a pandemia de Covid-19 e o isolamento social, além de fomentar na sociedade o conhecimento sobre os direitos de acesso estabelecidos pela Lei dos 30 Dias (nº 13.896/2019), que determina que em caso de suspeita de câncer, os pacientes realizem seus exames de diagnóstico em até 30 dias, e pela Lei dos 60 Dias (nº 12.732/12), que garante que pacientes com câncer iniciem seu tratamento no Sistema Único de Saúde (SUS) em, no máximo, 60 dias após a confirmação da doença.

A primeira mesa de conversa "Olha pra Você" contará com Daniela Grelin, diretoria executiva do Instituto Avon; Sabrina Parlatore, apresentadora, cantora e ativista da causa do câncer de mama; e Viviane Mosé, Sócia Diretora da Usina Pensamento, poeta, psicanalista, especialista em elaboração e implementação de políticas públicas, mestra e doutora em filosofia. O bate-papo trará elucidações sobre a importância do autocuidado e do olhar voltado para si, mesmo diante de todas as transformações impostas pelo momento de isolamento social. Na sequência, o público será convidado a participar de um encontro sobre direitos de todas as mulheres e, em especial, das pacientes com câncer de mama, no painel "Olha para os seus direitos", com a participação de Regina Célia Barbosa, gerente de causas do Instituto Avon; Tatiana Schiboula, jornalista, gerente geral de marcas editoriais do UOL; e Renata Vilhena, Sócia-fundadora Vilhena Silva Advogados, advogada especialista na área de direito à saúde. Nesta conversa, serão detalhadas informações sobre a legislação brasileira para saúde e normas que garantem acesso ao diagnóstico e tratamento das mulheres.

O evento contará, ainda, com o painel "Sem medo de olhar para o câncer", em que serão discutidos os temas que envolvem a jornada das pacientes, como informações sobre tratamento, cuidados, exames de rastreio e qualidade de vida. A mesa será composta por Dra. Ana Baccarin, Médica Oncologista clínica; Dra. Rita Dardes, Ginecologista e Mastologista; Mariana Lorencinho, Coordenadora de Projetos de Atenção ao Câncer de Mama do Instituo Avon; Ana Michelle Soares, jornalista, paciente com câncer de mama metastático e criadora da página @paliativas no Instagram; e Sabrina Parlatore, apresentadora, cantora e ativista da causa do câncer de mama. No decorrer do evento, haverá um show especial comandado por Margareth Menezes.

Para acompanhar a 9ª edição do Giro Pela Vida e saber mais sobre o câncer de mama, acesse: www.giropelavida.com.br .

Serviço:

Live: Giro Pela Vida 9ª Edição - Olha pra Você

Data: 7 de outubro de 2021

Horário: a partir das 16h

Acesso ao evento:

Giro pela Vida: https://www.giropelavida.com.br/

Youtube: https://www.youtube.com/institutoavon

Facebook: https://www.facebook.com/InstitutoAvonOficial