Curitiba - “Comprometa-se a parar de fumar” é o tema destacado pela OMS (Organização Mundial da Saúde) para o Dia Mundial Sem Tabaco, lembrado nesta segunda-feira (31). O tabagismo é ainda a principal causa de morte evitável. Somente no Brasil, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer), o tabaco ocasionou 443 mortes por dia - cerca de 13% do total de óbitos no país (sem considerar a pandemia).

Imagem ilustrativa da imagem Fumantes têm maior risco de desenvolver quadro grave de Covid
| Foto: iStock

“O tabagismo é o maior problema de saúde pública do Brasil em tempos normais”, enfatiza o cirurgião oncológico do Grupo Hospitalar São Vicente, Marciano Anghinoni. “São 8 milhões de mortes por ano em decorrência do hábito no mundo e mais um milhão de óbitos em relação a fumantes passivos”, complementa o especialista, que é de Curitiba.

RAZÕES PARA DEIXAR DE FUMAR

Para tentar conscientizar sobre os malefícios do tabagismo e a necessidade de mudança de hábito, a própria Organização Mundial da Saúde listou “100 razões para deixar de fumar”. O alerta mais enfático já está no primeiro item: “Fumantes têm maior risco de desenvolver quadro grave de covid-19”. O motivo principal é porque o sistema respiratório do tabagista é mais frágil e, ao ser infectado, pode ter a saúde mais debilitada e não resistir ao vírus.

LEIA TAMBÉM:

- Cardiologista aplica método antifumo que associa medicação a 'castigo'

Contudo, Anghinoni lembra que o fumo também está relacionado a várias outras doenças. “É um importante fator de risco para as doenças cardiovasculares, mas, também, para todos os tipos de câncer de regiões próximas à boca – traqueia, laringe, faringe, esôfago, além do câncer de pulmão, de pâncreas, do intestino e tantos outros”, alerta.

NARGUILÉ

O médico esclarece ainda que o tabagismo não se restringe ao cigarro, mas também ao charuto, ao cachimbo e ao narguilé, cuja utilização nos últimos anos cresceu muito entre os jovens. “Uma sessão de narguilé de uma hora equivale a fumar cem cigarros”, afirma. “Ou seja, é muita coisa, portanto é preciso criar uma forma de conscientizar sobre os riscos do tabagismo. É preciso parar já.”

O especialista lembra que há vários programas de saúde pública para ajudar a pessoa a mudar de hábito. O Governo Federal disponibiliza o número de telefone 136, que apresenta dicas e informações para ajudar a deixar o tabagismo. Nos municípios, as unidades básicas de saúde também mantêm programas para auxiliar a população. (Com informações da assessoria do Grupo Hospitalar)

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1